Tarifas de trem das principais operadoras aumentarão a partir de março
A partir da primavera, 14 das 22 principais companhias de trens no Japão deverão aumentar suas tarifas nas principais linhas que operam. Elas alegam que o aumento cobrirá os custos de instalação de portas de segurança nas plataformas e outras medidas em suas estações, publicou o jornal Asahi.
Algumas das operadoras informaram que irão aumentar as tarifas para compensar a queda na receita resultante do baixo número de passageiros durante os anos da pandemia de coronavírus.
A East Japan Railway Co. (JR East) adicionará 10 ienes à tarifa em 16 linhas na área metropolitana de Tóquio, como a Yamanote e a Chuo, a partir de 18 de março.
O ajuste permitirá que a empresa aumente o número de estações com portas de segurança nas plataformas. O gasto previsto para isso deverá chegar a 300 bilhões de ienes.
A West Japan Railway Co. (JR West) aumentará a tarifa inicial em 10 ienes nas principais linhas partir de 1º de abril, pelo mesmo motivo da JR East. A estimativa é de que gastará 32,3 bilhões de ienes de fundos adicionais ao longo de cinco anos a partir do ano fiscal de 2023.
Além das portas de segurança nas plataformas, a companhia planeja ter um sistema de alarme que indica quando algum passageiro cai nos trilhos da ferrovia.
O aumento das tarifas das empresas ferroviárias faz parte de um acordo feito em 2021 com o Ministério dos Transportes para tornar as estações de trem mais seguras. Então o governo aprovará os aumentos de tarifa se o valor arrecadado for aplicado nesse sentido.
A Central Japan Railway Co. (JR Tokai) disse que aumentará as tarifas a partir de abril de 2024 em linhas convencionais.
Outras empresas ferroviárias devem aumentar as tarifas para compensar a queda na receita. É o caso da Tokyu Corp., que aumentará sua tarifa inicial em 10 ienes em março. A operadora disse que a instalação de portas de segurança já foi concluída.
A Kintetsu Railway Co., com sede em Osaka, aumentará a tarifa em 20 ienes a partir de abril.
O ajuste nas tarifas da Shikoku Railway Co. (JR Shikoku) será de 20 ienes a partir de maio.
“Sustentar nossos negócios a longo prazo seria extremamente difícil sob a tabela de tarifas existente”, justifica a empresa.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE