Bombeiros de Marília ajudam equipes de resgate em São Sebastião
Uma equipe composta por 20 bombeiros de Marília (SP) e outras cidades do centro-oeste paulista foi mobilizada para auxiliar os serviços de resgate em São Sebastião, no litoral norte do estado, município atingido por fortes chuvas, com dezenas de mortes registradas.
Além de Marília, foram enviados bombeiros de Bauru, Tupã e Ourinhos na tarde de domingo (19) para a região. Na manhã desta segunda-feira (20), o pessoal do centro-oeste paulista já passou a fazer parte das ações.
“Os bombeiros estão sendo empregados em diversas funções, atuando em ocorrências de deslizamentos de terra com desabamento de casas”, informou o 10º Grupamento de Bombeiros, com sede em Marília.
“Por meio de conhecimentos técnicos de busca e resgate em estruturas colapsadas, trabalham na localização de algumas vítimas desaparecidas”, seguiu a corporação.
Além dos profissionais, foram disponibilizados equipamentos, viaturas e embarcações para a execução da missão.
Desastre
Foi decretado estado de calamidade pública no município de São Sebastião. A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas. Pelo menos 40 pessoas morreram na região, segundo dados da noite desta segunda-feira.
As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a região atingida pelos temporais. Pelo Twitter, ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, três cidades do litoral norte de São Paulo registraram, em 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume em 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.
FONTE: TEM MAIS ( Por Leonardo Moreno)