Familiares de sequestrados citam ajuda humanitária em mensagem ao dirigente da Coreia do Norte
Familiares de japoneses sequestrados décadas atrás por agentes norte-coreanos divulgaram uma nova mensagem para o líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Dizem que não vão se opor a uma concessão de ajuda humanitária pelo Japão se Pyongyang autorizar o retorno de sequestrados enquanto seus pais ainda estão vivos.
É a primeira vez que a associação de parentes de sequestrados menciona ajuda humanitária em mensagem dirigida ao líder supremo da Coreia do Norte. Dois outros documentos foram divulgados em 2019 e em 2021.
A mensagem divulgada agora diz que a entidade não fará objeções caso o governo japonês decida conceder assistência humanitária à Coreia do Norte, na condição de que o país repatrie os sequestrados enquanto seus pais estão vivos.
O documento pede ao líder supremo norte-coreano que aceite se encontrar com o primeiro-ministro do Japão tão logo quanto possível e que autorize imediatamente o retorno de todos os sequestrados ao seu país.
Afiliados à associação de familiares e apoiadores reuniram-se domingo em Tóquio. Discutiram meios de obtenção de uma pronta resolução do problema, visto que os pais dos sequestrados estão com idade avançada. Vários deles já morreram sem poder reencontrar os filhos.
O presidente da entidade destacou que os sequestrados têm sido privados de liberdade há décadas e que nunca deverão ser toleradas medidas tomadas pela Coreia do Norte em violação a direitos humanos e a princípios humanitários.
Yokota Takuya insta o governo do Japão a realizar uma reunião de cúpula bilateral o mais breve possível para trazer de volta os sequestrados remanescentes. Ele acrescentou que os familiares jamais vão desistir e que continuarão a levantar a voz em defesa dos sequestrados.
FONTE : NHK PORTUGUÊS