Câmara Baixa do Parlamento japonês aprova orçamento recorde para o ano fiscal de 2023
A Câmara Baixa do Parlamento japonês aprovou uma proposta de orçamento de valor recorde para o ano fiscal de 2023, que tem início em abril. Ela será promulgada ainda neste ano fiscal, conforme previsto na Constituição.
A proposta de orçamento da conta geral do estado para o ano fiscal de 2023 ficou em cerca de 114 trilhões de ienes, equivalentes a mais de 834 bilhões de dólares, e é a primeira a ultrapassar a marca dos 110 trilhões de ienes na história do Japão.
A proposta de orçamento passou por uma votação durante sessão plenária da Câmara Baixa na terça-feira.
Antes do voto ser realizado, Makihara Hideki, do Partido Liberal Democrático (principal sigla da coalização governista) explicou que a proposta continha um orçamento de defesa essencial para o primeiro ano de um plano quinquenal, o qual prevê um gasto total de 315 bilhões de dólares, para atualizar a capacidade de defesa do Japão.
Também afirmou ser extremamente importante mostrar ao mundo que o Japão possui vontade e capacidade de se proteger.
Noma Takeshi, legislador do Partido Democrático Constitucional, principal sigla oposicionista, afirmou se opor fortemente às disposições da proposta de orçamento sobre gastos com defesa. Ele disse que tais disposições carecem de racionalidade e necessidade, além de colocarem maior ônus sobre a população por necessitarem de um aumento nos impostos.
Com o suporte do PLD e seu parceiro na coalizão governista Partido Komei, além de outros parlamentares, o projeto foi aprovado na Câmara Baixa e enviado para a Câmara Alta do Parlamento.
A Constituição do Japão estipula que um orçamento é promulgado automaticamente 30 dias após sua proposta ter sido aprovada pela Câmara Baixa, independentemente da realização de uma votação posterior pela Câmara Alta.
FONTE: NHK PORTUGUÊS