Brasileiro é preso por tentar enganar idosa com golpe do “filho falso”
Um homem estrangeiro de 25 anos, que se identificou como brasileiro, foi preso em flagrante na quarta-feira (8) em Hamamatsu (Shizuoka) sob acusação de tentar aplicar um golpe contra uma idosa, informou o Shizuoka Shimbun.
A vítima, com idade na casa dos 80 anos, recebeu um telefonema de um homem que se passou pelo filho dela, dizendo que tinha perdido uma bolsa contendo dinheiro da empresa onde trabalha e que precisava de ¥2 milhões com urgência.
Seguindo as instruções do homem, a idosa providenciou o dinheiro e foi até uma rua do bairro Sukenobu, onde deveria entregar os ¥2 milhões para um conhecido dele.
O brasileiro apareceu no local combinado para pegar o dinheiro, mas ela desconfiou e ligou para o verdadeiro filho. O golpe, então, foi descoberto e a polícia foi chamada.
Segundo o jornal, o brasileiro, residente em Okazaki (Aichi), provavelmente foi recrutado pelo homem que ligou para a idosa ou por um grupo maior de golpistas para ir pegar o dinheiro da vítima.
Esse tipo de golpe telefônico, chamado ore ore sagi (オレオレ詐欺), é comum no Japão. O termo “ore ore” significa “sou eu, sou eu” em japonês, e se refere ao fato de que os golpistas costumam se fazer passar por um membro da família da vítima que está em apuros financeiros e precisa de dinheiro imediatamente.
Os golpistas geralmente ligam para as vítimas mais velhas e, às vezes, usam informações pessoais obtidas por meio de redes sociais ou outros meios para ganhar sua confiança. Eles fingem estar em uma situação desesperadora e pedem dinheiro para resolver o problema.
Os golpistas muitas vezes pedem às vítimas que mantenham a situação em segredo para evitar que outros membros da família se preocupem, aumentando assim a pressão para que a vítima entregue o dinheiro.