GREVE NA SAUDE DO JAPÃO: Funcionários dos hospitais nacionais fazem greve
É raro que os funcionários das empresas públicas ou privadas do Japão façam greve, pois em geral, os sindicatos das categorias conseguem negociar com o lado patronal.
Porém, não é o que aconteceu em 137 hospitais nacionais do Japão, em quase todas as 47 províncias.
É a primeira vez em 31 anos que os médicos, enfermeiros, assistentes e cuidadores fazem greve com protestos na frente dos hospitais e também para o público saber o que está acontecendo.
Os servidores do Hospital Nacional de Okinawa e Hospital Ryukyu paralisaram para pedir ao governo do país e à Organização Nacional dos Hospitais que melhorem o ambiente e as condições de trabalho.
“Sofremos durante a epidemia (desastre) do coronavírus por muitos anos, e estamos protestando fortemente contra a Organização Nacional dos Hospitais, pois o país não nos recompensou por trabalharmos arduamente”, disse o representante sindical da categoria, de Okinawa.
Os servidores e profissionais da saúde pedem aumento das equipes, pois faltam enfermeiros e cuidadores, além de um pequeno ajuste nos salários.
Para conscientizar a população, foram para as praças ou ruas, no final da tarde, portando cartazes e um megafone para a manifestação.
FONTE: PORTAL MIE