Viaturas policiais de Gunma passam a fazer patrulhas com falas em português e outros idiomas
A polícia de Gunma começou este mês a fazer patrulhas com viaturas que soltam mensagens em português e outros idiomas para que os avisos cheguem também aos estrangeiros que moram na província, informou o jornal Yomiuri nesta quarta-feira (15).
Cerca de 3% da população de Gunma é composta por estrangeiros e, visando aqueles que ainda não compreendem o idioma japonês, a polícia faz chamados para prevenir acidentes e reportar informações de pessoas suspeitas.
Os carros de patrulha reproduzem arquivos de áudio gravados previamente em 13 idiomas, através dos alto-falantes das viaturas durante as rondas.
O número de residentes estrangeiros na província de Gunma passou de 65.000 pela primeira vez em 2022, com destaque para o aumento de indonésios e outros asiáticos.
Em 31 de dezembro do ano passado, estavam registrados em Gunma 65.326 estrangeiros, o maior número desde 1985, quando esse tipo de estatística começou a ser registrado. Isso representa 3,4% da população de 1.939.990 pessoas na província.
Houve um aumento de 7,53% em relação ao ano anterior, quando o número de estrangeiros era de 60.749.
Na cidade de Oizumi, onde há muitos brasileiros, a polícia está priorizando a reprodução de áudios em português, com mensagens do tipo “ligue para o 110 em caso de pessoas suspeitas” e “dirigir alcoolizado é crime”.
Gunma foi a segunda província a adotar patrulhas com idiomas estrangeiros, depois de Saitama.