GeralMarília Política

Marília avança no PSE que já reúne 60 escolas e 41 unidades de saúde

Programa Saúde na Escola é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação

Desde 2013 quando aderiu ao PSE (Programa Saúde na Escola), o município de Marília continua avançando e atualmente a cidade já conta com 60 escolas e 41 unidades de saúde cadastradas no programa.

Para se ter ideia do avanço de Marília no PSE, inicialmente, como um projeto piloto, cadastrou quatro escolas, sendo duas EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e duas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), totalizando 1.452 alunos.

Com o decorrer dos anos, novas unidades escolares e de saúde foram cadastradas e até o final de 2022 faziam parte do PSE 50 Escolas e 28 Unidades de Saúde.

Com o novo cadastro realizado em fevereiro deste ano, Marília chegou a essas 60 escolas, incluindo também as Estaduais de Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais), além das 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs e USFs).

No último dia 20 de março foi realizado um encontro no auditório da Secretaria Municipal da Educação , onde foi apresentado o Programa para as novas escolas e novas unidades de Saúde (UBSs e USFs) que, a partir deste ano, estarão integrando o Programa Saúde na Escola Ciclo 2023/2024.

O PSE

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem como objetivo contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes rede pública de ensino da educação básica.

Ao se fortalecer as ações que integram as áreas de saúde e educação no enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde, contribui-se para a melhoria da qualidade de vida e apoia-se o processo formativo dos profissionais de saúde e educação.

Foi instituído em 5 de dezembro de 2007 pelo Decreto n° 6.286, e atualmente regulamentado pela Portaria Interministerial n° 1.055 de 25 de abril de 2017.

É essencial o apoio dos gestores estaduais e municipais das áreas de educação e saúde, pois se trata de um processo intersetorial que busca melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos por ambos os setores.

A adesão é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. As equipes da Atenção Primária à Saúde e as Equipes das Escolas devem se articular para o desenvolvimento de ações de saúde na escola.

As ações que fazem parte do PSE são: saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; e prevenção à Covid-19 nas escolas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *