VariadosVariedades

Fatec Pompeia forma novos talentos para o mercado global

Maioria dos profissionais de Big Data no Agronegócio e de Mecanização em Agricultura de Precisão já está inserida no mercado de trabalho

A Faculdade de Tecnologia de Pompeia – Fatec Shunji Nishimura promoveu em março a Colação de Grau da 21ª turma de tecnólogos em Mecanização em Agricultura de Precisão e da 7ª de Big Data no Agronegócio.

Subiram ao palco para receberem seus diplomas na cerimônia realizada no novo ginásio de esportes “Jiro Nishimura” da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) 55 novos tecnólogos dos cursos superiores de Mecanização em Agricultura de Precisão (MAP) e de Big Data no Agronegócio (BDA).

Com os 55 formandos nesta ‘safra 2023’, a Fatec Shunji Nishimura totaliza agora 864 tecnólogos gerados desde as suas primeiras turmas pioneiras no Brasil e América Latina de MAP, em 2013 e de BDA, em 2017.

“Atualmente, 86% de nossos ex-alunos estão empregados e outros 5% em cursos de pós-graduação stricto sensu. Isso é resultado do reconhecimento do mercado ao nosso ensino de qualidade”, destacou o presidente do Conselho Curador da FSNT, Franklim Shunjiro Nishimura.

Neto do fundador do Grupo Jacto, Shunji Nishimura (1910-2010), Franklim destacou ainda que o número de tecnólogos formandos da Fatec Pompeia superou a marca de 835 técnicos diplomados pelo antigo Colégio Agrícola fundado por Shunji Nishimura. “Se ele estivesse aqui, estaria muito feliz nesta noite”, frisou.

Além das oportunidades oferecidas pelo agronegócio, os egressos da Fatec Shunji Nishimura também atuam nas áreas da Saúde, em bancos, comércio, hospitais, instituições governamentais e já fizeram estágios em vários países.

As duas turmas tiveram como patrono o presidente da Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do país e ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Francisco Matturro.

Presente em todas as formaturas da Fatec Pompeia, Matturro lembrou da amizade de décadas com a família Nishimura e agradeceu por ter sido escolhido como patrono. “Sinto-me muito honrado e emocionado por isso”.

“Aqui se forma se forma não só o profissional, mas também o ser humano com ética, respeito, valores, humanidade e caráter. Princípios que sempre orientaram a vida da família Nishimura”, destacou o patrono.

PREMIAÇÕES

Além dos diplomas, a Fatec Shunji Nishimura entregou aos alunos vários prêmios de destaque, melhor amigo das turmas, por dedicação e proatividade e ainda os de ‘Máquinas Agrícolas Jacto’ e ‘Shunji Nishimura’, para os melhores alunos dos dois cursos, alcançados por maior média global de notas.

Pelo curso de Mecanização em Agricultura de Precisão os ganhadores foram João Nunes Netto (melhor amigo da turma e destaque nas disciplinas de Mecanização Agrícola), David Relvas Júnior (destaque nas disciplinas de Agricultura de Precisão) e Carlos Shoiti Watanabe (destaque por dedicação e proatividade).

Pelo curso de Big Data no Agronegócio os vencedores foram Bryan Maurício de Souza Francisco (melhor amigo da turma e destaque por dedicação e proatividade), Júlia Alves de Souza (destaque na área de Dados) e Alan Tomé de Oliveira (destaque em gestão de projetos).

Os melhores alunos de cada turma receberam os Prêmios ‘Máquinas Agrícolas Jacto’ e ‘Shunji Nishimura’: Bárbara Resende de Oliveira, de Big Data no Agronegócio, com média global de notas 9,49 e Otávio Vieira da Cunha, de Mecanização em Agricultura de Precisão, com média de 9,21.

Foram homenageados os paraninfos de ambos os cursos. O professor doutor Alexandre de Moura Guimarães, de Mecanização em Agricultura de Precisão e a professora mestra Eloíza Martins Primo Capeloci, de Big Data no Agronegócio.

Guimarães expôs a imagem de sua turma de Engenharia Agronômica da Unesp de Botucatu (SP) e agradeceu a honra de ter sido escolhido paraninfo. “Mais do que as técnicas, que vocês levem os valores que aprenderam aqui”.

A paraninfa Eloíza Capeloci destacou a importância da dedicação ao longo de todo processo de aprendizagem e da vivência profissional. “Prefiram a dignidade que a oportunidade. Preocupem-se em fazer bem feito do que mais. Sejam felizes”, discursou.

Além de outros professores, também foram homenageados por escolha dos alunos os funcionários Jean Carlo Zamana Sanches, pela Mecanização em Agricultura de Precisão e Nívea Regina Marques Aguiar, pelo Big Data no Agronegócio.

Na manhã do dia de Colação de Grau, formandos, paraninfos e o patrono de ambos os cursos participaram do tradicional plantio de um ipê branco. Houve ainda o descerramento das placas das duas turmas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *