Suspeito de ataque em trem de Tóquio diz que queria matar pessoas e ser condenado à morte
O suspeito que feriu 17 pessoas com uma faca e depois ateou fogo em um trem de Tóquio por volta das 20h do domingo (31) disse à polícia que “queria matar pessoas para ser condenado à morte”. Ele esperava matar duas ou mais pessoas, segundo a mídia local.
O suspeito identificado como Kyota Hattori, de 24 anos, estava vestido com a fantasia de Coringa e atacou passageiros quando muitos se dirigiam ao centro da cidade para os festejar o Halloween, informou a mídia.
De acordo com a polícia, Hattori fez referência a um incidente em agosto em um trem suburbano da Odakyu Electric Railway em Tóquio, no qual um homem esfaqueou 10 passageiros em meio à segurança reforçada para a Olimpíada de Tóquio.
Segundo relatos, o suspeito entrou no oitavo vagão do trem e esfaqueou um idoso com 72 anos de idade e em seguida foi para o sexto vagão, onde espalhou um líquido inflamável, que dizem ser fluído de isqueiro, e queimou um assento.
Ele foi preso em seguida sob suspeita de tentativa de homicídio.
A vítima com 72 anos estava inconsciente e em estado crítico. As demais vítimas tiveram ferimentos leves, incluindo problemas por inalação de fumaça.
Vários vídeos foram postados nas redes sociais mostrando passageiros fugindo de um vagão de trem onde, segundos depois, o incêndio iniciou. Outro vídeo mostra passageiros tentando alcançar a plataforma da estação Kokuryo, em Chofu, oeste de Tóquio, onde a composição havia feito uma parada de emergência.
O incêndio foi apagado cerca de meia hora depois, após a mobilização de mais de 40 carros de Bombeiros.
“Achei que fosse uma brincadeira de Halloween”, disse uma testemunha ao jornal Yomiuri, relembrando o momento em que viu outros passageiros correndo em pânico em direção ao seu vagão. “Então, vi um homem caminhando para cá, agitando lentamente uma faca comprida.” Havia sangue na faca, disse ele.
“Eu ouvi um grande estrondo e vi chamas e fumaça na parte de trás. Todo mundo estava em pânico”, disse um passageiro do sexo masculino.
Outro passageiro disse: “Eu vi uma mulher chorando e tremendo. Pensei que fosse morrer”, disse, lembrando do ataque com gás sarin no sistema de metrô de Tóquio pelo culto AUM Shinrikyo em 1995, que matou 14 pessoas e feriu mais de 6.000.
Outro vídeo no Twitter mostrou um homem de óculos vestido com um terno roxo e camisa verde brilhante, como usado pelo Coringa, sentado no trem vazio fumando um cigarro, as pernas cruzadas e parecendo calmo. Ele pode ser visto pela janela sendo cercado por policiais em um clipe subsequente.
O ataque ocorreu na linha expressa Keio com destino a Shinjuku, a estação ferroviária mais movimentada do mundo. Devido ao fato a linha parou temporariamente as operações.
Outros ataques têm sido registrados na capital. Em 15 de outubro, dois homens foram esfaqueados por um homem na estação JR Ueno, e duas pessoas ficaram feridas em uma estação de metrô de Tóquio no final de agosto, depois que um homem espalhou ácido sulfúrico no rosto de outro homem.
FONTE : ALTERNATIVA ON LINE