EcologiaVariedades

WWF-Brasil é eleito para compor o Conselho Nacional do Meio Ambiente

Organização trabalhará para fortalecer o marco normativo socioambiental e para ampliar a participação da sociedade no colegiadoO Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) publicou nesta sexta-feira (14) o resultado das eleições de entidades ambientalistas para compor o órgão colegiado. No âmbito nacional, o WWF-Brasil, o Instituto Mamirauá e o Instituto Amigos da RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica) foram as organizações escolhidas para representar a sociedade civil com mandatos de dois anos.

Para o WWF-Brasil, estas eleições marcam o início da retomada democrática do Conama e são um passo para resgatar a participação da sociedade civil na política ambiental, após anos marcados por tentativas de silenciamento.

As eleições garantiram às organizações socioambientais o direito de discutir propostas, escrutinar candidaturas e escolher entidades com as melhores condições de defender a visão ambientalista no colegiado. Respaldadas pelo voto de confiança de seus pares, as candidatas eleitas passam a representar, legitimamente, os interesses socioambientais da sociedade civil no Conselho.

Apesar desse avanço, o WWF-Brasil está ciente de que a composição do Conama segue sendo um gravíssimo problema, já que ainda não foi respeitada a paridade demandada pela sociedade civil. Por isso, a principal bandeira do mandato do WWF-Brasil será a reestruturação do órgão.

A organização trabalhará para que a Câmara Técnica que avaliará a composição do Conselho, prometida pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), seja efetivamente instalada e que, ainda neste ano, seja aprovada uma nova estrutura que garanta paridade entre governo e sociedade civil e permita que o órgão ganhe agilidade e eficiência. O WWF-Brasil está comprometido em lutar para resgatar a relevância do Conama como espaço privilegiado de construção participativa de regras de proteção ambiental no país.

Diante da tripla crise ambiental pela qual estamos passando (crise do clima, crise da biodiversidade e crise da poluição), o WWF-Brasil também tem o compromisso de lutar contra retrocessos no marco normativo e de contribuir para a construção de resoluções que ajudem o Brasil a:

  • erradicar o desmatamento em todos os biomas;
  • dar ampla escala à restauração florestal;
  • acabar com garimpo ilegal e mitigar seus impactos no meio ambiente e na saúde humana;
  • ter melhores condições para enfrentar o tráfico de animais e
  • fortalecer os instrumentos de avaliação de impacto ambiental. 

O WWF-Brasil agradece a confiança pelos votos recebidos, que fizeram de nós a entidade mais votada em âmbito nacional.

FONTE: WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *