Operação policial em rotas escolares no Japão resulta em 13.000 multas e 4 prisões
A Agência Nacional de Polícia do Japão realizou na sexta-feira (14) uma operação de grande escala em todo o país para reprimir violações de trânsito em rotas escolares. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira: 13.203 infrações e quatro prisões, informou a emissora TBS.
A operação envolveu cerca de 14.000 policiais que fiscalizaram 3.865 rotas escolares. A infração mais comum foi dirigir em ruas onde a passagem de veículos é proibida em determinados horários, representando aproximadamente 33% do total com 4.412 casos registrados.
Além disso, a polícia prendeu quatro pessoas por violações de trânsito, incluindo invadir o sinal vermelho e dirigir embriagado.
De acordo com as autoridades, essa operação foi realizada com o objetivo de garantir a segurança das crianças que frequentam as escolas e alertar os motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.
Nos últimos cinco anos, 475 crianças de 7 anos de idade ficaram feridas ou morreram em acidentes de trânsito envolvendo pedestres em Tóquio, o maior número de todas as faixas etárias. As crianças começam a estudar no ensino primário aos 6 ou 7 anos, muitas vezes indo sozinhas a pé até a escola.
“Nesta época do ano, muitos novos alunos estão se deslocando para a escola, então pedimos aos motoristas que tenham cuidado ao dirigir, mesmo quando o sinal estiver verde, e verifiquem se não há crianças atravessando a rua”, disse Masahiro Aoki, chefe da Divisão de Trânsito da Polícia de Takanawa, em Tóquio.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE