Parada em Tóquio apela por mais direitos para os LGBTQ no Japão
A região central de Tóquio virou um mar de cores, com milhares de pessoas participando da parada anual Rainbow Pride no domingo. Os participantes fizeram apelos por mais medidas relacionadas à igualdade de direitos para a população LGBTQ no Japão.
Multidões encheram as ruas no distrito de Shibuya, no centro da capital. Organizadores afirmam que cerca de 10 mil pessoas se inscreveram para participar, incluindo algumas do exterior.
Participantes incluíam muitos jovens vestindo roupas coloridas e carregando faixas com cores do arco-íris representando a diversidade.
Um participante que se autodenomina Lily afirmou: “Espero que todos aqui hoje curtam ser o que são e mostrem suas próprias cores.”
Um homem que pediu para ser identificado somente pelo seu primeiro nome, Daiki, afirmou: “Quero dizer às pessoas ao redor do mundo que vocês podem ser quem vocês são e que há sempre comunidades ao seu redor para apoiá-los.”
Parlamentares japoneses vêm tentando agilizar um projeto-de-lei para promover a compreensão a respeito da população LGBTQ, mas as discussões têm sido dificultadas por alguns membros do principal partido governista.
O Japão é o único país do Grupo dos 7 que não reconhece legalmente os casamentos ou uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. O governo está enfrentando crescente pressão para fazer mais pela comunidade LGBTQ.
FONTE: NHK PORTUGUÊS