Japão registra protesto contra visita de legislador sul-coreano a Takeshima
O Japão registrou um protesto contra a Coreia do Sul após um legislador sul-coreano ter visitado as Ilhas Takeshima, no Mar do Japão.
A Coreia do Sul controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês sustenta que a Coreia do Sul está ocupando-as ilegalmente.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão disse, na terça-feira, que tomou conhecimento de que Jeon Yonggi desembarcou nas ilhas acompanhado de 14 outras pessoas associadas ao seu partido político, no mesmo dia. Jeon pertence ao Partido Democrático, o principal partido da oposição da Coreia do Sul.
Funakoshi Takehiro, chefe do Escritório de Assuntos da Ásia e Oceania da chancelaria, telefonou para Kim Yong-gil, um ministro da Embaixada da Coreia do Sul em Tóquio, para expressar profundo pesar pela visita.
A visita de Jeon às ilhas é a primeira realizada por um legislador sul-coreano desde agosto de 2021.
A visita em questão ocorreu no dia em que o governo sul-coreano anunciou que o primeiro-ministro japonês Kishida Fumio deverá fazer uma visita de dois dias à Coreia do Sul a partir de domingo, dia 7 de maio.
O bloco da oposição da Coreia do Sul tem criticado cada vez mais o governo do presidente Yoon Suk-yeol desde a sua visita ao Japão em março, acusando-o de fazer concessões unilateralmente para o Japão.