Janela Para o JapãoNotícias

Meteorologia: cidades de Shizuoka e de Gifu têm ordem de evacuação

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (8) as autoridades emitiram ordem de evacuação para moradores da cidade de Susono, na província de Shizuoka, em razão de risco de deslizamentos de terra, e também para moradores de Nakatsugawa, na província de Gifu, por risco de transbordamento de rios, publicou a NHK. 

A Agência Meteorológica do Japão informou que a chuva forte que atingiu partes do oeste do Japão, como as regiões de Kinki e Chugoku, até a madrugada desta segunda-feira, deixou algumas áreas com risco de inundação e de deslizamentos de terra. 

A ordem de evacuação em Susono é para 342 pessoas de 135 residências do distrito de Suyama. O risco é de deslizamento de terra em vários locais. 

Com relação ao rio Kiso, às 4h20 houve transbordamento na cidade de Nagiso, província de Nagano, e por volta das 5h20 na cidade de Nakatsugawa, província de Gifu, de acordo com observatórios locais. 

Na cidade de Nakatsugawa, província de Gifu, às 6h10 foi dada a ordem de evacuação para 1.267 residentes nos distritos de Sakashita e Yamaguchi.

Na cidade de Gero, às 4h40 o nível do rio Hida atingiu o nível de perigo de inundação e um alerta foi dado aos residentes. 

METEOROLOGIA 

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, choveu forte em regiões como Kanto Koshin e Tokai e por volta das 4h desta madrugada a precipitação chegou a 33,5 mm forte em Gotemba, província de Shizuoka. 

Foram emitidos avisos de chuva forte também em pontos da região de Noto, na província de Ishikawa, atingida por um forte terremoto no final de semana.

A instabilidade se deve a um sistema de baixa pressão que avança para leste e há risco de chuva forte de 30 mm por hora em Tokai e Kanto Koshin até meio-dia desta segunda-feira. 

A previsão de precipitação nas próximas horas até a manhã desta terça-feira (9) é a seguinte: 80 mm nas Ilhas Izu, 60 mm em Kanto Koshin, 50 mm em Tokai.

A Agência Meteorológica do Japão pede vigilância contra deslizamentos de terra e transbordamento de rios para quem reside na faixa oeste ao leste do Japão.

as autoridades pedem atenção também quanto aos ventos fortes, ondas altas no mar, relâmpagos e tornados. 

TRENS SUSPENSOS 

A JR West suspendeu a operação do primeiro trem nesta segunda-feira em várias partes da região de Kansai, pois são esperadas chuvas e ventos fortes. Além disso, a partida do primeiro trem também foi suspensa em três rotas na província de Hiroshima e quatro na província de Okayama.

As linhas afetadas em Kansai são: entre as estações Kizu, em Quioto, e Shijonawate, em Osaka, na linha Gakkentoshi; entre Kizu e a estação de Quioto, na linha Nara; da estação Iga-Ueno, em Mie, e Kamo, em Quioto, na linha Kansai; entre as estações Yakujin e Tanigawa, províncias de Hyogo, na linha Kakogawa; estação Harima Shingu e Kozuki, na província de Hyogo, na linha Kishin; além da linha Kosei, que suspenderá q operação entre as estações Wani e Omi-Imazu, na província de Shiga desde o primeiro trem até por volta das 9h.

Na província de Hiroshima, a suspensão será entre as estações Mihara e Hiro, na linha Kure; entre Bingo Ochiai e Miyoshi, na linha Geibi; e as estações Fuchu e Miyoshi, na linha Fukuen. Espera-se que a linha Kure retome a operação após as 10h, e as linhas  Geibi e Fukuen voltem a operar à tarde. 

Fernando Andrade

Em Okayama a suspensão atingirá os seguintes trechos: estações Mibukuro e Niimi, na linha Hakubi; estações Niimi, na linha Kishin, e Sayo, na província de Hyogo; entre Tsuyama, na linha Inbi, e Chizu, na província de Tottori; e entre Niimi, na linha Geibi, e Tojo, na província de Hiroshima.

O primeiro trem expresso limitado Yakumo, que conecta Okayama e Sannin, também será suspenso. Espera-se que a linha Hakubi retome a operação após as 8h, e as linhas Kishin, Inbi e Geibi sejam retomadas à tarde.

Existe a possibilidade de que outras rotas sejam suspensas. 

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *