Japão passa a rebaixar a classificação oficial da Covid-19
O Japão passa nesta segunda-feira a rebaixar a classificação oficial da Covid-19 para a mesma categoria em que se enquadra a gripe sazonal — influenza.
Com a nova classificação, o governo não restringirá mais por força legal a circulação da população com o fim de prevenir contágio. Caberá ao público decidir medidas a tomar.
Pela nova classificação, a vacinação contra a Covid-19 permanecerá gratuita até o fim do presente ano fiscal, visto que o número de infecções pode continuar a aumentar. Além disso, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social está recomendando às pessoas que fiquem cinco dias em casa depois de se infectar pelo vírus.
Um hospital universitário de Tóquio que interna pacientes em estado gravíssimo da Covid-19 decidiu mudar o seu plano de redução gradual do número de leitos exclusivamente destinados à enfermidade. O motivo é o crescimento contínuo de novos casos desde abril. Por enquanto vai avaliar a situação da propagação das infecções.
O Hospital da Escola de Medicina Nippon chegou a reservar até 19 leitos exclusivamente para pacientes gravemente enfermos com a doença em seu centro de atendimento crítico. Desde abril de 2020, já internou cerca de 360 pacientes.
O estabelecimento, que manteve seis leitos exclusivos mesmo depois da redução do número de casos no Japão, planejava diminuir gradualmente o total para poder admitir outros pacientes de emergência. Anunciou que, depois de avaliar a situação, tomará decisões sobre o momento apropriado e o número de leitos.