Toyota registra vendas recorde pelo segundo ano consecutivo
A gigante japonesa Toyota Motor registrou vendas recorde pelo segundo ano consecutivo. Contudo, o lucro líquido baixou por causa da elevação nos preços de matérias-primas.
A fabricante de veículos informa que as vendas do grupo no exercício de 2022, encerrado em março, aumentaram 18,4% em comparação anual, passando para mais de 37 trilhões de ienes — o equivalente a 275 bilhões de dólares. Os principais fatores foram a desvalorização da moeda japonesa e vendas sólidas no sudeste da Ásia, no Japão e em outras partes do mundo.
Já o lucro líquido baixou 14%, ficando em torno de 2,45 trilhões de ienes — o equivalente a 18,1 bilhões de dólares. Foi a primeira queda do lucro líquido em quatro anos — em consequência do impacto dos preços dos insumos em alta. Também pesou sobre os ganhos o pagamento de taxas de suporte de parceiros empresariais.
O Grupo Toyota está na expectativa de produzir o número recorde de 11,38 milhões de novos veículos no exercício de 2023, visto ser provável uma diminuição na escassez de semicondutores. Unicamente para a marca Toyota, a projeção de produção fica pouco acima de 10 milhões de unidades. Além disso, a fabricante anunciou que vai criar uma nova organização, a ser chamada de BEV Factory, para acelerar o desenvolvimento de veículos.
FONTE: NHK PORTUGUÊS