Japão se prepara para emitir documento sobre questões alimentícias na cúpula do G7
O governo japonês está efetuando preparativos para emitir um documento, junto com a Índia e outros países, sobre questões alimentícias globais na cúpula do Grupo dos Sete a ser realizado este mês.
A reunião de cúpula deve ter início em 19 de maio em Hiroshima, no oeste do Japão. Os líderes de outros 8 países, como a Índia e o Brasil, também estão entre os convidados para as conversações do evento, que devem ser ampliadas para incluir sua presença.
Na reunião ampliada, o governo japonês planeja realizar discussões sobre a crise alimentar, no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Autoridades do Japão planejam também emitir um documento sobre questões alimentícias, além de um comunicado conjunto do G7.
O documento irá enfatizar que a invasão russa está afetando a segurança alimentar em todo o mundo. Também, irá incluir esforços para aumentar o apoio para restaurar o setor agrícola da Ucrânia, diversificar as cadeias globais de abastecimento de alimentos, e incrementar a produção em países em desenvolvimento.
FONTE: NHK PORTUGÊS