Conexão Paralímpica, fase regional, iniciou ontem em São Paulo com atletas da UNIMAR/AMEI.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, realizou a cerimônia de abertura do Conexão Paralímpica 2023 na noite desta quarta-feira, 24, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
No evento, estiveram presentes Marcos da Costa, Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dika Vidal, secretária-adjunto municipal da Pessoa com Deficiência, além de membros da diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro, como Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB, Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo, e Paulo Losinkas, diretor jurídico.
As disputas do Conexão Paralímpica acontecerão hoje (25) e amanhã. Ao todo, 360 atletas se inscreveram para o evento, que contempla três competições distintas: Intercentros, com 159 participantes; Paralimpíadas Militares, que receberam 44 inscrições; e Paralimpíadas Universitárias, que reunirão 157 competidores.
Pela primeira vez, o Conexão terá fases regionais. Além da capital paulista, Goiânia (GO), em junho, e João Pessoa (PB), em julho, receberão o evento. Em outubro, a temporada será encerrada com uma fase nacional, novamente em São Paulo.
Júlia Durigan, coordenadora do curso de Educação Física da UNIMAR e chefe da delegação, destacou a importância da competição. “Para nós é uma honra participar de um evento grandioso como esse e poder representar a UNIMAR e a AMEI. Temos a oportunidade de conviver com atletas que, por exemplo, daqui uns dias estarão no mundial de natação na Inglaterra, um nível muito alto. Nossa delegação é composta por 10 atletas da UNIMAR tanto dos cursos presenciais como do EAD e essa interação é muito importante. Além disso, nossa equipe de staff é formada por alunos que estão cursando Educação Física, ou seja, estão vivendo na prática o que aprendem nas salas de aula.”
A equipe de atletismo é composta por Juliano Alves (psicologia), Jenifer Azevedo(psicologia), João Felipe Marcato (agronomia), Helen Alves (Educação Física), Wallace Gimenez (Educação Física), Gustavo Dias (Educação Física) e João Jacob (Educação Física).
Já a equipe de natação é composta por Nathaly Santos (Educação Física), Ramon Dantas (Educação Física) e Miguel Horácio (Educação Física).
A comissão técnica é formada por Júlia Durigan (chefe de delegação) e Beatriz Barbosa (fisioterapeuta) e pelos staffs Luiza Cunha, Isis Doretto e Leonardo Lotério.