Janela Para o JapãoNotícias

‘Violento’ tufão Mawar poderá se aproximar de Okinawa na próxima semana

Autoridades meteorológicas dos Estados Unidos afirmam que o violento tufão Mawar se desenvolveu a um nível, que permite classificá-lo agora como um “supertufão”. Eles alertam que o fenômeno poderá se aproximar das ilhas japonesas de Okinawa já na próxima semana.

O Centro Conjunto de Alerta de Tufão, nos Estados Unidos, anunciou que sua análise mostra que a velocidade máxima de rajada de vento de Mawar ultrapassa 216 quilômetros por hora, o que o classifica como um “supertufão”.

Na quinta-feira à tarde, o tufão se encontrava nas proximidades das Ilhas Marianas, no Pacífico, se movendo em direção oeste-noroeste.

A Agência de Meteorologia do Japão diz que a previsão é de que o tufão Mawar continue se movendo para o oeste, ao largo da costa leste das Filipinas, antes de mudar o rumo para o norte. A agência diz que o tufão poderá se aproximar das ilhas japonesas de Okinawa por volta de segunda-feira da próxima semana, com previsão de tempestades no mar.

A agência alerta que o tufão poderá também provocar fortes chuvas em outras partes do Japão, uma vez que traz ar quente e úmido a uma frente de chuva, que deve pairar sobre a ilha principal japonesa de Honshu, na próxima semana.

O professor da Universidade de Nagoya, Tsuboki Kazuhisa, ressaltou que Mawar é excepcionalmente forte para um tufão nesta época do ano. Ele aconselhou as pessoas em Okinawa a tomarem o máximo de precaução.

Ele acrescentou que o tufão poderá mudar de curso na próxima semana e chegar perto de Honshu, e mesmo que isso não aconteça, a enorme quantidade de umidade que o tufão trará poderá causar intensas chuvas no oeste do Japão.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *