ELEITA NOVA DIRETORIA NA MATRA: MUDA O COMANDO, MAS OS PRINCÍPIOS PERMANECEM OS MESMOS
Ser um instrumento dinâmico de apoio da participação democrática, da ética, da cidadania e da transparência em Marília é a missão da MATRA desde a sua fundação, em 16 de outubro de 2006 (há 15 anos).
Neste sentido, amparada por um corpo de voluntários que não mede esforços para defender os princípios da Administração Pública, conhecidos pela sigla LIMPE (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), a MATRA passou a ser reconhecida pela população como uma entidade que, independentemente de quem ou de qual partido político esteja no comando do Poder Público Municipal, segue lutando incansavelmente pela transparência, pela boa gestão do dinheiro público e o combate à corrupção.
A tarefa de organizar as ações, buscar novos colaboradores e intermediar as reuniões de uma entidade como a MATRA, não é fácil, mas seguindo o seu próprio estatuto e regimento interno, a cada três anos uma nova Diretoria é eleita para conduzir a missão – que foi desempenhada com maestria até aqui, diga-se de passagem.
Este mês tomou posse a nova Diretoria da MATRA para o triênio 2021-2023, que passa a ser presidida pelo bancário aposentado e empresário, Walter Antonio de Freitas. “A missão de presidir a OSCIP MATRA pelos próximos 3 anos é difícil, mas ao mesmo tempo prazerosa pela convivência que tenho com todos os associados, um grupo sério e de muita garra, um grupo fantástico”, disse Walter Freitas logo após a posse. “Ingressei na MATRA há aproximadamente cinco anos com muita expectativa, pois sempre ouvia falar do trabalho realizado pela entidade e sempre lia os artigos dominicais no Jornal da Manhã. Sempre admirei e respeitei o trabalho desenvolvido por esses voluntários e voluntárias”, completou o novo Presidente da MATRA, que assumiu o cargo deixado pelo também empresário, Hildebrando de Azevedo Souza, outro entusiasta do trabalho da MATRA.
“Faço parte da MATRA desde a fundação. Essa entidade é muito boa para a cidade e faz o que se chama de controle social, algo que todos os municípios deveriam ter”, afirmou o Hildebrando ao passar o cargo. “Aqui não tem superioridade. Na mesa da MATRA todos se igualam para defender a Constituição Federal e os princípios básicos da Administração Pública. Todas as ações da MATRA são discutidas e executadas em grupo, ninguém manda mais que ninguém, e os resultados são sentidos pela população como um todo”, completou.
Hildebrando, que segue na Diretoria da organização como Tesoureiro, também lembrou que mesmo durante a pandemia o trabalho da OSCIP não parou. “Foi um período muito difícil. Precisamos nos adaptar às reuniões virtuais e às dificuldades financeiras, já que a MATRA depende exclusivamente de doações/contribuições voluntárias e não utiliza dinheiro público para se manter, mas o nosso pessoal não fraquejou, todo mundo estava lá e conseguimos manter um bom ritmo de trabalho com ações emblemáticas e muito importantes para a economia de dinheiro público, como o combate ao abuso nas nomeações de pessoas em cargos comissionados na Prefeitura, que depois das representações da MATRA foram considerados inconstitucionais pela Justiça, e a campanha para a manutenção de treze vereadores na Câmara Municipal. Se não fosse pela MATRA, que uniu esforços com diversas outras entidades da cidade, hoje teríamos vinte e um vereadores e um gasto enorme de dinheiro público para manter tudo isso, recursos que devem ser aplicados em áreas mais urgentes para a população”, enfatizou o agora Ex-Presidente.
O desafio só aumenta e, em equipe, como sempre fez, a MATRA entra nesta nova fase mantendo em mente que não é contra pessoas, mas a favor de princípios. “Eu diria a todos para que procurem conhecer o trabalho da MATRA, acessem o nosso site, nos sigam nas redes sociais. Somos pela transparência da gestão pública e lutamos pela eficiência nos gastos públicos, dinheiro que pertence à toda a população”, disse o novo Presidente da MATRA. Conte com esta Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, porque Marília tem dono: VOCÊ!
FONTE:MATRA