Brasileiro empresta nome para registro ilegal de 150 carros utilizados em crimes de vietnamitas
A polícia de Saitama está investigando uma suposta rede criminosa que envolve japoneses, brasileiros e vietnamitas no registro ilegal de carros utilizados para cometer crimes e outras atividades ilícitas, informaram a emissora Nippon Terebi e o jornal Yomiuri.
Nesta quarta-feira (7), foram presos o brasileiro José Uilami Tsuruda, 56 anos, de Isesaki (Gunma), e o japonês Kanta Sato, 24 anos, sem endereço fixo, em conexão ao registro ilegal de aproximadamente 150 veículos em Gunma.
Todos esses carros estavam registrados com o nome do brasileiro, mas na verdade eram utilizados por outras pessoas. Alguns veículos foram encontrados abandonados e foram usados em crimes cometidos por vietnamitas, segundo o jornal.
O japonês se encarregava de registrar os carros e a polícia acredita na existência de uma organização criminosa que consistia em fornecer veículos para estrangeiros ilegais através de intermediários brasileiros e vietnamitas.
Segundo a TV, o brasileiro emprestou seu nome sabendo que os carros seriam utilizados para fins ilícitos. A polícia continua investigando o caso para obter mais informações sobre a suposta rede criminosa.
De acordo com o jornal Yomiuri, o registro de múltiplos carros com o mesmo nome foi possível porque em áreas onde o número de carros registrados e o volume de tráfego é baixo, não há necessidade de apresentar comprovante de garagem.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE