FELICIDADE
Uma simples palavra que instiga a imaginação e que provoca calorosos debates sempre que mencionada. Seja na rua, no trabalho, na igreja, na escola, em família, no boteco, nas redes sociais; a palavra felicidade gera uma infinidade de sugestões.
Derivada do Latim, a palavra felix queria dizer – originalmente – “fértil”, “frutuoso”, “fecundo”. Mais tarde, por extensão metafórica de sentido, felix tornou-se sinônimo de “afortunado”, “alegre”, “satisfeito”, “feliz”.
Segundo a enciclopédia livre da web, “a felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo.”
Todavia, o significado de felicidade não se define num único conceito e numa única abordagem. Tema central das mais variadas religiões e uma permanente inquietação filosófica, a felicidade tem sido uma busca incessante da humanidade através dos tempos e que tipo de comportamento poderia mensurá-la.
A felicidade também assume diversas interpretações segundo as condições gerais de cada época uma vez que a trajetória do ser humano sobre a terra sofreu as mais variadas alterações no decorrer da história. A sobrevivência nos primórdios era condicionada a fatores totalmente diversos do estilo de vida contemporâneo.
Zoroastro, profeta iraniano que teria nascido entre os séculos 17 e 14 a.C., sobre o que seria felicidade na terra – “Um lugar ao abrigo do fogo e dos animais ferozes; mulher; filhos; e rebanhos de gado”.
Jesus Cristo defendeu o amor como o elemento fundamental para se atingir a harmonia em todos os níveis, inclusive no nível da felicidade individual. Maomé enfatizou a caridade e a esperança numa vida após a morte como elementos fundamentais para a felicidade eterna. Allan Kardec preconiza que a nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros e Mahatma Gandhi diz que não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.
Apesar da complexidade do tema, a felicidade é uma constante nos debates porque todo mundo possui uma fórmula para ser feliz. É palavra que se pronuncia com facilidade, quase todos os dias, sem que a gente se de conta disso.
Estudos científicos recentes têm procurado achar padrões de comportamento, conjunto de atitudes e pensamento nas pessoas que se consideram felizes como a capacidade de adaptação a novas situações, a riqueza em relacionamentos humanos, a independência pessoal e outros tantos atributos.
Algumas vezes ironizada, a palavra felicidade aparece em muitas frases famosas como esta do Millôr Fernandes – O dinheiro não dá felicidade. Mas paga tudo o que ela gasta. Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade, segundo Georges Bernanos. A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados, como afirma Victor Hugo. Ou ainda, no humor refinado de Oscar Wilde – A felicidade do homem casado depende das mulheres com quem não se casou..
A palavra já foi tão popularizada que esta até nos para choques de caminhão – Feliz foi Adão. Não teve sogra nem caminhão, ou, Feliz foi São Conrado. não teve sogra e nem cunhado.
E você, também tem uma receita de felicidade? Eu? Eu penso como Drummond – “ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”
ADRIANA TOGNOLI
Advogada, Empresária, Gestora da Sala Comvida e Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Marília @adrianatognoli45180 @dra.adrianatognoliadvogada