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Mais de 300 Unidades de Conservação oferecem atividades gratuitas no domingo

A maior ação de valorização das Unidades de Conservação (UCs) será realizada no próximo domingo (23) em todo Brasil. A programação especial do Um Dia no Parque, que envolve mais de 300 áreas, como parques e reservas, tem o objetivo de despertar o interesse pelas áreas protegidas e mostrar a importância desses locais para a saúde e o bem-estar das pessoas, bem como para o combate às crises climáticas e de proteção da biodiversidade em todo o planeta.

A ação que ocorre anualmente desde 2018 é organizada pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação e, neste dia 23 de julho, chega a sua sexta edição, com o tema “É hora de cuidar do nosso lar”. A ação busca valorizar as UCs por meio da visitação, fortalecendo as áreas protegidas e demonstrando todo o potencial econômico e turístico. Confira aqui a programação das atividades.

As Unidades de Conservação desempenham um papel fundamental na preservação da biodiversidade e na manutenção do equilíbrio ecológico. Essas áreas naturais abrangem diversos ecossistemas, que vão desde florestas tropicais intocadas e santuários marinhos até montanhas deslumbrantes e habitats únicos de vida selvagem.

Além de sua importância ambiental, essas áreas também apresentam um imenso potencial para promover o crescimento econômico sustentável por meio de iniciativas de turismo ecológico. E o Um Dia no Parque é uma boa oportunidade para conhecer lugares novos.

O turismo ecológico oferece uma alternativa sustentável, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva e educativa, ao mesmo tempo em que minimiza impactos negativos no meio ambiente e na cultura local. Ao participar de atividades de turismo de natureza dentro das Unidades de Conservação, os turistas não apenas contribuem para os esforços de conservação e preservação, mas também ajudam as comunidades locais a prosperarem economicamente.

Como afirma Dayanne Ferreira do Santos Sirqueira, Chefe do Núcleo de Gestão Integrada Peruaçu: “O turismo é uma importante ferramenta de gestão para aproximar a sociedade das Unidades de Conservação, além disso tem potencial para promover o desenvolvimento econômico das comunidades do seu entorno.”

Segundo um estudo realizado pelos pesquisadores Carlos Eduardo Frickamnn Young e Rodrigo Medeiros, em todo o mundo, estima-se que cerca de 8 bilhões de pessoas visitem as áreas protegidas por ano, gerando aproximadamente US$ 250 bilhões de receitas internas e US$ 600 bilhões com o consumo de bens e serviços nos países.

Já nos dados levantados em território nacional pelo ICMBio, foi identificado que as Unidades de Conservação federais receberam 6,9 milhões de visitas em 2021, deste número, os dez parques nacionais mais visitados em todo o país representaram 65% do total. A pesquisa estimou que a arrecadação neste ano foi de R$ 1,6 bilhão.

Luciana Sagi, especialista em planejamento e gestão de destinos turísticos e áreas protegidas, reforça esses benefícios, elencando três frentes: “a primeira é a de geração de emprego, renda e criação ou melhoria de negócios que tendem a envolver diretamente a população do entorno ou que eventualmente moram dentro de uma UC. A segunda está relacionada com o aumento da consciência da sociedade sobre a conservação, a relevância da biodiversidade e dos povos tradicionais com seus saberes e modos de vida. E a terceira frente é que temos a capacidade de melhorar a gestão das UCs, pois há a possibilidade de arrecadar mais recursos financeiros para sua manutenção e até mesmo de outras áreas dentro de um sistema de UCs”.

Compromisso com a natureza

À medida que os turistas exploram as Unidades de Conservação, eles desenvolvem uma apreciação mais profunda pela beleza e importância da natureza. Essa compreensão recém-adquirida alimenta seu compromisso com a proteção ambiental, tornando-os embaixadores da conservação quando retornam para casa. Ao compartilhar suas experiências, eles inspiram outros a se envolver em viagens sustentáveis e apoiar a preservação das Unidades de Conservação em todo o Brasil.

E é justamente este o objetivo da campanha Um Dia No Parque, valorizar as Unidades de Conservação através da visitação. A ideia é que no dia 23 de julho as UCs do Brasil ofereçam diversas atividades para atrair ainda mais visitantes.

Raphael Roberto, biólogo, monitor ambiental e fundador da Terra Brasilis, agência de turismo que opera no litoral de São Paulo, reafirma a importância da ação, ao destacar que “a cada ano observamos o aumento na procura por atividades em ambientes naturais e precisamos unir esforços na busca da construção de uma sociedade que entenda o ecoturismo como ferramenta estratégica de conservação e geração de renda e esteja cada vez mais encantada e informada sobre a importância da nossa fauna, nossa flora, nossas montanhas, nossos Manguezais e Restingas e envolvida com essa agenda necessária e fundamental para o nosso país”. A agência estará participando de sua quarta edição da ação.

Sobre a campanha

A campanha Um Dia No Parque é uma iniciativa da Coalizão Pró-UCs, um grupo de entidades comprometidas com a preservação ambiental e a conscientização sobre a importância dessas áreas protegidas.

O tema do Um Dia No Parque 2023 é “É hora de cuidar do nosso lar” e dá continuidade à ideia de 2022, que teve como tema “De volta ao lar”, graças ao retorno às atividades presenciais após o período da pandemia. O UDNP 2023 quer lembrar as pessoas que é necessário cuidar das Unidades de Conservação e que o contato com a natureza contribui para a saúde física, mental e emocional.

No ano passado, a campanha atraiu mais de 100 mil pessoas de todas as regiões do Brasil para as UCs, proporcionando experiências enriquecedoras e inesquecíveis para crianças e adultos. Neste ano, a expectativa é que este número seja ainda maior, à medida que mais pessoas reconhecem os benefícios significativos que essas experiências podem trazer para o desenvolvimento de todos, inclusive das crianças.

Como Participar?

Para participar de uma atividade no Um Dia No Parque, o visitante pode conferir as Unidades de Conservação participantes tanto no Instagram da ação como no site da Coalizão Pró UCs. Além disso, as UCs usam a hashtag #UmDiaNoParque para mostrarem que fazem parte da ação, facilitando a busca.

Sobre a Coalizão Pró-Unidades de Conservação

O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, formada por empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de conservação e que juntam forças anualmente para a realização dessa importante ação. A Coalizão é composta pela Rede Pró UC; WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

FONTE: WWF BRASIL

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