EMTN da Santa Casa de Marília realiza a campanha ‘Diga Não à Desnutrição Hospitalar’
A EMTN (Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional) da Santa Casa de Marília realiza a campanha “Diga Não à Desnutrição Hospitalar”, com o intuito de qualificar a assistência prestada ao paciente. Diversos encontros com os colaboradores já foram realizados nos meses de maio, junho e julho, promovendo discussões de casos clínicos a fim de que cada participante compreenda sua atuação no processo da terapia nutricional enteral.
A campanha “Diga Não à Desnutrição Hospitalar” é uma iniciativa da Braspen (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral) que visa tornar de conhecimento público a prevalência e os problemas causados pela desnutrição hospitalar.
No Brasil, a taxa de desnutrição atinge cerca de 60% dos pacientes hospitalizados e durante a hospitalização esta condição piora progressivamente, principalmente em idosos e pacientes críticos.
O objetivo da campanha é reduzir as taxas de desnutrição por meio de uma série de ações que incluem triagem de risco nutricional, diagnóstico, manejo e tratamento da desnutrição.
A desnutrição aumenta quatro vezes o risco de lesão por pressão, bem como a probabilidade de desenvolvê-las; três vezes o tempo de internação; os riscos de complicações cirúrgicas e infecciosas; o risco de mortalidade; eleva consideravelmente os custos hospitalares; e reduz a resposta imunológica.
A desnutrição é uma doença prevalente dentro dos hospitais e ao mesmo tempo a condição menos diagnosticada. A identificação, possibilita estabelecer conduta nutricional adequada e melhora do desfecho nestes pacientes.
A EMTN da Santa Casa de Marília agradece a todos os colaboradores, que direta ou indiretamente participaram da campanha, buscando empoderamento e assim prestando assistência qualificada e contribuindo para desfecho clínico favorável aos pacientes da unidade hospitalar filantrópica mariliense.