PIB japonês contrai em 3% em taxa anualizada real no trimestre de julho a setembro
Os mais recentes dados do PIB japonês mostram que a economia do país encolheu no trimestre de julho a setembro. Esta foi a primeira contração em dois trimestres devido ao impacto da quarentena sobre o gasto dos consumidores.
O Escritório do Gabinete divulgou os dados preliminares do PIB nesta segunda-feira. Eles mostram que o Produto Interno Bruto do Japão caiu 0,8% em relação ao trimestre anterior em termos reais. Isto se traduz em uma contração anual de 3 por cento.
Esta mais recente volta à retração reflete uma queda no gasto do consumidor, que caiu 1,1% no mesmo período em relação ao trimestre de abril a junho. O consumo pessoal responde por mais da metade do PIB japonês.
A população diminuiu seus gastos com viagem e refeições fora em meio ao estado de emergência para a pandemia em Tóquio, Osaka e outras províncias. Consumidores também compraram uma quantidade menor de aparelhos domésticos.
As exportações japonesas também caíram 2,1% no último trimestre.
Montadoras de carro cortaram sua produção devido a uma escassez de chips. Problemas na cadeia de fornecimento no sudeste da Ásia também afetaram a produção.
FONTE: NHK PORTUGUÊS