Experiência do paciente é foco de atividades com as Unidades de Internação da Santa Casa de Marília
A experiência do paciente foi o foco de atividades realizadas nos dias 24 e 25 de julho com os profissionais de Unidades de Internação da Santa Casa de Marília. A iniciativa da Superintendência Assistencial do hospital vem sendo realizada há algum tempo e tem como principal objetivo promover a humanização e o cuidado centrado no paciente.
Ao ouvir a experiência do paciente, são traçados planos de ação para a melhoria contínua dos processos, elevando assim a qualidade dos atendimentos.
No dia 24 de julho, foram ouvidos os relatos de pacientes e familiares deles na Ala B e no setor de Quimioterapia. E no dia 25, foi a vez do encontro envolvendo a Ala F, trazendo as experiências vivenciadas no período de internação de cada paciente.
No decorrer das reuniões houve uma interação entre pacientes, familiares e equipe de profissionais.
Agradecimentos pelos atendimentos realizados e fragilidades mencionadas para a melhoria contínua nos processos de trabalho estiveram entre os depoimentos.
A confiança nas equipes de profissionais foi um ponto alto destacado pelos pacientes e familiares deles, exaltando uma sensação de positividade desde o momento da chegada ao leito. Melhorias na estrutura física e no atendimento também foram destacadas por eles. Elogios foram mencionados aos setores de Portaria, Higiene e Nutrição.
Além de aproximar as equipes de profissionais do hospital aos pacientes, as experiências expostas geram reflexões para que, após encontros com a Superintendência Assistencial da Santa Casa de Marília, sejam aplicadas práticas para que o atendimento possa ser otimizado, de maneira a deixar os pacientes e acompanhantes deles satisfeitos.
A intenção da Superintendência Assistencial da Santa Casa de Marília com este trabalho é fazer com que as gerências das unidades, gradativamente, incorporem em suas rotinas as reuniões para que os pacientes possam contar suas experiências no hospital.