1ª Conferência de Segurança Alimentar define as diretrizes municipais durante plenária na Unesp com 200 participantes
Organizada pela Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, evento reuniu lideranças e comunidade
A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Marília, promovida e organizada pela Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, reuniu aproximadamente 200 participantes na plenária realizada no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), na manhã desta sexta-feira, dia 28 de julho de 2023.
O debate público foi proposto com o apoio da Unesp e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea). A conferência contou com a presença de diversas autoridades da administração municipal, incluindo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno, secretária de Direitos Humanos, Wania Lombardi, secretário municipal de Educação, professor Helter Rogério Bochi, secretário municipal de Obras Públicas, engenheiro Fábio Alves de Oliveira e o vice-prefeito de Marília Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL). Também compareceram o presidente da Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), Dr Valdeci Fogaça e o assessor especial de Governo, Dr Alysson Alex, que representou o prefeito de Marília Daniel Alonso, além do presidente da Câmara, Eduardo Duarte Nascimento (PSDB) e os vereadores Dr Élio Ajeka (PP) e Vânia Ramos (Republicanos).
Com o lema ‘Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade’, a conferência debateu três eixos temáticos: Eixo 1 ‘Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional’; Eixo 2 ‘Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada’ e Eixo 3 ‘Democracia e Participação Social’.
“A conferência é um grande avanço da Prefeitura de Marília, principalmente em contribuir para a discussão e a melhoria da qualidade da alimentação da população, principalmente das parcelas mais vulneráveis”, argumentou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, Delegado Damasceno.
Para o assessor especial de Governo, Dr Alysson Alex, o debate é salutar e demonstra como a Prefeitura de Marília vem se empenhando para ser protagonista no enfrentamento deste problema. “Tanto que o programa Nosso Prato é um sucesso de aceitação e um exemplo a seguir, que já vem sendo reconhecido em todo o Brasil pela excelência, qualidade e resultados”, declarou Dr Alysson. Os participantes assistiram a uma palestra sobre “Erradicação da fome com garantia de direitos, comida de verdade, democracia e equidade”, ministrada pela Dra. Maria Rita Marques de Oliveira), acompanharam um ciclo de debates, elegeram delegados e propostas para representar Marília na conferência estadual.