Zé Renato exalta ‘exuberância’ da música de Edu Lobo ao participar do disco de 80 anos do compositor
Quando perpetuaram em disco a trilha sonora que compuseram para o musical de teatro O corsário do Rei (1985), Edu Lobo e Chico Buarque convidaram Zé Renato para dar voz a Salmo em gravação dividida pelo cantor capixaba com Claudio Nucci.
Seis anos mais tarde, em 1991, quando a trilha sonora composta por Edu Lobo para o programa infantil de TV Castelo Rá-Tim-Bum foi editada em disco, coube a Zé Renato cantar A família, parceria de Lobo com Abel Silva.
Nos shows, o cantor também costuma incluir músicas do compositor no roteiro, como Uma vez, um caso (Edu Lobo e Cacaso, 1976).
Por isso mesmo, é natural que Edu Lobo tenha chamado Zé Renato para integrar o time de convidados – ao lado de Ayrton Montarroyos, Mônica Salmaso e Vanessa Moreno – do álbum comemorativo dos 80 anos do compositor.
Gravado ao longo deste mês de julho de 2023 no estúdio da gravadora Biscoito Fino, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o disco já teve registradas as participações do quarteto solista.
Ao gravar participação no álbum, Zé Renato exaltou o compositor. “Por mais que eu escreva aqui mil palavras sobre a importância da obra desse imenso compositor nas nossas vidas, nada disso seria suficiente. O que importa é que Edu está e sempre estará presente quando mencionarmos a riqueza e exuberância do que chamamos de música brasileira. Ele é um dos responsáveis por tudo isso”, sintetizou Zé Renato na legenda de foto tirada com Edu em estúdio e postada em rede social.
FONTE: G1(POR MAURO FERREIRA)