Janela Para o JapãoNotícias

Taxa de desemprego no Japão cai em sinal positivo para salários

Caiu pela primeira vez em dois meses a taxa de desemprego de junho. O resultado alimenta o otimismo de que a pressão de alta nos salários pode persistir e ajudar a sustentar a inflação, publicou o Bloomberg. 

O Ministério de Assuntos Internos informou que a taxa caiu para 2,5%, a menor desde janeiro. 

Os economistas estimavam que o percentual ficaria em 2,6%. 

O número de trabalhadores aumentou em 190.000 em relação ao mês anterior, enquanto os desempregados caíram para 40.000.

Outros dados indicam que a demanda por mão de obra permanece relativamente estável, com a relação empregos/candidatos caindo um ponto para 1,30. Os economistas previam um aumento para 1,32.

O levantamento do Ministério é um indicador das tendências de emprego e mostra que uma base de 130 empregos foram oferecidos em junho para cada 100 candidatos, em comparação com 131 no mês anterior. 

No mercado, as ofertas de emprego aumentaram no setor de hospedagem, restaurantes e educação, enquanto na área de manufatura caíram.

Os dados do Ministério apontam que o mercado de trabalho do Japão está se contraindo constantemente devido à recuperação da pandemia.

A confiança do consumidor, porém, está subindo e cada vez mais viajantes vindos do exterior chegam ao Japão, chegando no mês passado a  mais de 2 milhões, ou mais de 70% dos níveis pré-pandêmicos, segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão. 

A expectativa é de que o quadro resulte em pressão sobre os salários. Trabalhadores de algumas empresas conquistaram no primeiro semestre ganhos salariais históricos devido, em parte, a uma pressão do governo. 

As autoridades do banco central japonês estão observando de perto para ver se os trabalhadores serão capazes de garantir ganhos salariais semelhantes após este ano.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *