Retorno da banda Restart sinaliza que onda de nostalgia nos palcos do Brasil já alcança geração de 2010
Anunciado nesta terça-feira, 1º de agosto, o retorno da banda paulistana Restart aos palcos, em turnê que começará em 7 de outubro por São Paulo (SP) e se estenderá até o primeiro semestre de 2024, sinaliza que pode ser maior do que imaginado o alcance da onda de nostalgia que se ergueu nos palcos do Brasil.
O fenomenal êxito comercial da turnê que marcou o reencontro da banda Titãs neste ano de 2023 certamente contribuiu para turbinar a tendência de revival na indústria musical do entretenimento – showbiz, no dicionário pop mundial.
A questão é que, se o grupo Titãs estava há mais de 30 anos sem se apresentar com a formação clássica da década de 1980, o retorno de Pe Lanza (voz), Pe Lu (voz), Koba (guitarra) e Thomas (bateria) à cena, com a Pra você lembrar tour, acontece após hiato de apenas oito anos, já que o quarteto entrou em recesso em 2015.
Outra questão diz respeito ao legado artístico de cada banda. O legado do grupo Titãs, para ficar somente no exemplo citado de turnê vitoriosa, é inegável e atravessou gerações, estando a banda no pódio eterno do rock brasileiro ao lado de grupos como Barão Vermelho, Legião Urbana, Los Hermanos, O Rappa, Paralamas do Sucesso e Skank.
Formado em 2008 na cidade de São Paulo (SP), o Restart mobilizou adolescentes de 2009 a 2012 com roupas coloridas e com discos que amplificaram pop rock tão teen quanto a postura dos integrantes do quarteto.
Contudo, o fato de a trajetória do Restart ter desandado a partir de 2013 mostra que, a rigor, o fôlego artístico do grupo foi curto. E nenhum integrante deu contribuição relevante ao pop nacional ao longo desse hiato do quarteto.
É fato que a volta do grupo para o que está sendo caracterizada como “turnê de despedida” vai atiçar a memória afetiva desse público adolescente, hoje com vinte e poucos anos, dez a menos do que os integrantes, hoje na casa dos 30 anos.
Resta saber se, quando começarem as vendas da Pra você lembrar tour na sexta-feira, 4 de agosto, haverá fôlego para uma turnê de despedida do Restart em escala nacional, pelas principais capitais do Brasil e por cidades importantes como Ribeirão Preto (SP).
Se a turnê for bem-sucedida do ponto de vista comercial, ficará comprovado que saudade já não tem idade nos palcos nacionais.
FONTE: G1 (POR MAURO FERREIRA)