Em três dias monte Fuji recebe mais de 10.000 escaladores
A grande quantidade de escaladores no Monte Fuji neste feriado de Obon foi grande, porém, também foi motivo de muitos problemas. Nos três primeiros dias do feriado, mais de 10.000 pessoas visitaram o vulcão. Só no dia 12 foram 4.740 pessoas. Além disso, as autoridades registraram mais de 1.300 “escaladores bala”, como são apelidados aqueles que sobem até o topo da montanha sem parada nos alojamentos, noticiou a FNN.
Entre os escaladores havia muitos japoneses e estrangeiros se aglomerando na Yoshidaguchi, a quinta estação, que é a entrada no lado de Yamanashi.
No dia 12 a temperatura no cume estava em torno de 6°C. Um dos guias locais ficou surpreso com o número de “escaladores bala”, que chegou a mais de 1.300, o que foi considerado um recorde na temporada.
Alguns passaram mal na trilha, pois com o cansaço, precisaram parar, mas com o risco de sofrerem hipotermia ou o mal de altitude.
Outros foram vistos tentando dormir na trilha e foram alertados pelo guia, por não ser um local para isso e pelo fato de que outras pessoas estavam subindo a montanha.
Os guias precisaram atender uma mulher que ficou paralisada em certo ponto antes do cume. Com a ajuda de um instrutor, para que retomasse a respiração com calma, ela conseguiu prosseguir.
Outros problemas registrados foram com escaladores que levaram barracas, que são proibidas no topo. E um estrangeiro até operou um drone, o que também não é permitido. Ele foi severamente advertido pelos guias.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE