Direção da Santa Casa de Marília marca presença na Sessão Solene em apoio ao setor filantrópico
A Direção da Santa Casa de Marília marcou presença na Sessão Solene em apoio ao setor filantrópico e o apoio representativo do Estado de São Paulo à pauta de compromisso e valorização da saúde. O evento, realizado na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (15), celebrou o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia e os 60 anos da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas).
“Temos 1.824 Santas Casas e Hospitais Beneficentes no País. Existem 832 municípios no Brasil atendidos somente por Santas Casas. Os números mostram a importância desta representação para a saúde pública. Disponibilizamos 165.225 leitos hospitalares, sendo 20.126 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), realizamos 5 milhões de internações e 1,7 milhão de cirurgias. Além disso, 60% do atendimento oncológico em território nacional acontece em hospitais filantrópicos. Dos 6.700 transplantes de órgãos realizados em 2022, as instituições beneficentes foram responsáveis por 71% e parte disso, a Santa Casa de Marília também contribuiu, com procedimentos de oncologia, transplantes de rim, agora também transplantes hepáticos, em que somente este ano realizamos três procedimentos do gênero em apenas quatro meses. Tudo isso é fruto do trabalho dos colaboradores médicos e de saúde”, enfatizou o provedor da Santa Casa de Marília e membro do Conselho Consultivo da CMB, Norival Carneiro Rodrigues.
Há 20 anos o SUS (Sistema Único de Saúde) não atualiza a tabela de procedimentos, o que gera grande déficit financeiro às Santas Casas e Hospitais Beneficentes. “A cada R$ 100 que gastamos o SUS nos paga R$ 60. Se continuar desta forma, a conta nunca vai fechar. O que nos deixa otimistas é que neste dia 15 de agosto foi aprovado, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei que garante a atualização anual da tabela SUS. Agora, a matéria vai para o Senado e a expectativa é que a propositura também seja ratificada”, disse o dirigente da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
O superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda e o tesoureiro da Irmandade, João Carlos Sproesser Mathias, também estiveram nos eventos realizados em Brasília.
A Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) esteve representada pelo seu diretor-presidente Edson Rogatti. Provedores, diretores e administradores hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes de todo o País, além de federações estaduais, também prestigiaram as atividades na capital nacional.
Reunião da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos também aconteceu no Plenário da Câmara dos Deputados, neste dia 15 de agosto. Essa atividade marcou o início da programação do 31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e contou com a presença de Mirocles Véras, presidente da CMB, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.