Passageiros enfrentam caos em estações de shinkansen por causa das chuvas
As linhas de shinkansen estão retomando o serviço, mas os passageiros podem ainda enfrentar atrasos, noticiaram a NHK e o Japan Times.
O caos tomou conta das linhas de trem-bala após a passagem do tufão Lan, deixando centenas de milhares de pessoas presas nas estações de shinkansen.
Os serviços entre as estações de Tóquio e Hakata foram cancelados, retomados e suspensos logo depois, antes de serem retomados gradualmente, tudo no meio do feriado de Obon.
Na quarta-feira (16), várias estações – Tóquio, Nagoia, Osaka a Okayama, Hiroshima e Hakata – ficaram repletas de passageiros esperando a retomada dos serviços, enquanto outros procuravam maneiras alternativas de chegar ao seu destino.
A Central Japan Railway informou que cerca de 305.000 pessoas foram afetadas pelo cancelamento de 185 trens e pelas mais de nove horas de atraso para 240 outros trens.
Tanto a Central Japan Railway quanto a West Japan Railway anunciaram previamente que, por causa do tufão, suspenderiam os serviços na terça-feira entre Nagoia e Okayama, com planos de retomar as operações normais na quarta-feira.
Porém, na manhã de quarta-feira choveu intensamente em um trecho da linha entre as estações de Shizuoka e Mishima, na província de Shizuoka, forçando a Central Japan Railway a suspender as operações logo após ter sido retomada pela manhã.
Essa operadora informou que pode suspender os serviços de trem-bala se ocorrer uma das seguintes situações: se a precipitação atingir 60 milímetros por hora ou mais; se a precipitação atingir 40 mm por hora ou mais, e a quantidade de chuva atingir 150 mm.
Na quarta-feira, às 8h28, o pluviômetro registrou 60 mm por hora, fazendo com que a Central Japan Railway suspendesse os trens entre Shizuoka e Mishima. A precipitação nas últimas 24 horas superou 250 mm em dois pluviômetros.
A suspensão inesperada nos serviços resultou na parada de toda a linha entre as estações de Tóquio e Hakata por várias horas.
O porta-voz da Central Japan Railway, Hirato Takashim, explicou: “É como uma rodovia. Se a estrada estiver fechada em um determinado local, haverá filas de carros indo para lá, então não funcionará. Também era difícil prever a quantidade de chuva.”
Na tarde de quarta-feira, os serviços foram retomados gradualmente, mas com atrasos, e muitos viajantes ainda ficaram presos nas estações ao longo do dia.
Alguns trens suspensos retomaram as operações por volta das 8h30 de quinta-feira (17). Ainda assim havia atrasos.
A Central Japan Railway está pedindo às pessoas que evitem usar o shinkansen até que o congestionamento da estação seja aliviado. Os bilhetes de trem podem ser reembolsados ou alterados para outra data com base na disponibilidade, informou.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE