Loja no Japão instala placa criticando clientes estrangeiros por ‘más maneiras’
Uma loja no Japão expôs uma placa pedindo a clientes estrangeiros que pratiquem boas maneiras.
A placa, escrita em inglês, foi vista em uma loja de videogames usados e uma imagem foi recentemente publicada na página do Facebook do Japan Moments.
Ela continha uma lista de “pedidos para clientes estrangeiros”.
“Estamos muito apreensivos em relação a vários maus comportamentos por parte de estrangeiros”, dizia a placa.
A placa visava turistas que pegaram itens e os colocavam em locais errados na loja, abriraram pacotes antes de pagá-los, trouxeram comidas e bebidas para dentro do estabelecimento e sujaram o local.
A loja também lembrou os clientes que a maioria dos atendentes não fala inglês.
“Por favor, prepare uma imagem do que você está procurando ou faça um esforço para falar em japonês”, dizia a placa.
No Facebook, a imagem da placa teve mais de 40 mil reações e milhares de comentários, os quais em sua maioria apoiavam a loja.
“Bom para eles”, escreveu um usuário. “Francamente, gostaria que todas as lojas tivessem um código de conduta para proteger funcionários de clientes abusivos”
“Eu sempre tento falar a língua do país anfitrião. É respeitoso e as pessoas geralmente ficam mais dispostas a ajudar simplesmente por você fazer a tentativa”, escreveu outro.
FONTE: PORTAL MIE