Prefeitura de Marília e Secretaria da Educação promovem ciclo formativo para os diretores escolares do ensino municipal
‘O gestor reflexivo em uma escola reflexiva’ consistiu num dos temas da formação continuada
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, dá continuidade ao ciclo formativo para os diretores do Sistema Municipal de Ensino de Marília. Após a formação direcionada aos gestores ingressantes na rede que ocorreu no mês de julho, os trabalhos tiveram continuidade com o direcionamento para todos os demais gestores.
Os encontros aconteceram semanalmente, durante todo o mês de agosto com pequenos grupos de gestores, proporcionando uma dinâmica de interação, envolvimento, discussões e desenvolvimento do trabalho. A abertura dos encontros foi realizada pelo secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, dando ênfase para a importância do compartilhamento das ideias, troca de conhecimento, experiências e estratégia inovadoras, pontuando sobre a reflexão das práticas pedagógicas e a exploração das abordagens que enriquecem a prática diária.
A formação continuada foi dividida em duas etapas, sendo a primeira liderada pelo assessor especial do gabinete do secretário municipal da Educação, professor Joaquim Bento Feijão, que discorreu sobre o tema ‘O gestor reflexivo em uma escola reflexiva’, que abrangeu aspectos importantes do trabalho do gestor, como as atribuições do diretor de escola, normas legais necessárias ao trabalho do gestor escolar, desafio político-educacional, liderança, autonomia, eficiência e eficácia: categorias de escola, dentre outros.
A segunda etapa foi liderada pela secretária-adjunta da educação Renata Guedes do Nascimento Azevedo, que discorreu sobre ‘Planejamento Estratégico para o segundo semestre’. A Secretaria Municipal da Educação de Marília tem buscado apoiar e capacitar os educadores e gestores, fornecendo recursos, formação e suporte necessário para que todos possam desempenhar seu papel de forma eficaz e inspiradora. Isso inclui o fortalecimento da gestão escolar e a valorização dos profissionais da educação.