Bairro Aliança realiza 21º Encontro e celebra 100 anos de colonização
A Associação Esportiva e Cultural do Bairro Aliança realizou, no último dia 26, o 21º Encontro de Moradores e Ex-Moradores do Bairro Aliança (Getulina, Guaimbê, Lins e Marília). O evento serviu para comemorar também os 100 anos de história e fundação do bairro 2ª Colônia Shuhei Uetsuka.
Estiveram presentes o prefeito de Getulina, Toninho Maia, e a prefeita de Guaimbê, Marcia Helena Pereira Cabral Achilles, além de vereadores dos dois municípios e representantes de diversas associações, entre eles, o Diretor Regional do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – para a Região Noroeste, Shinichi Yassunaga. De acordo com estimativas da PM, entre 500 e 600 pessoas estiveram presentes, incluindo caravanas de Tupã e São Paulo.
Unificação – Segundo Núcleo Colonial Shuhei Uetsuka, os bairros da 1ª e 3ª Aliança foram implantados em 1923 e em 1974, por conta da diminuição dos moradores – no auge chegou a ter 250 famílias – foram unificados, passando a ser denominados apenas como Bairro Aliança.
Paulo Sonehara, presidente do Nipo do Bairro Aliança, destacou que o evento, que tem como objetivo o encontro das famílias moradoras dos bairros, acontece anualmente, alternando o local, sendo um ano no Bairro Aliança e outro no Bairro da Liberdade em São Paulo. “A ideia é dar oportunidade para que os ex-moradores tenham um motivo para retornarem e reencontrarem velhos amigos e também fazer novas amizades”, explicou.
Homenagens – A solenidade, que contou com a parceria da Prefeitura de Guaimbê e da Prefeitura de Getulina, foi marcada por apresentação da cantora Elaine Hara e de seu pai Mário Hara, bem como apresentação do grupo de taikô da cidade de Marília, além de uma cerimônia budista e homenagens a personalidades e idosos acima de 80 anos de idade.
Prefeita de Guaimbê, Márcia agradeceu a diretoria do kaikan, em nome do presidente Paulo Sonehara, os vereadores e “toda a colônia japonesa de nossa cidade que realmente faz a diferença na construção de uma Guaimbê cada vez melhor”.
Reflexão – Em seu discurso, Paulo Sonehara agradeceu a presença de todos, incluindo membros da diretoria da associação – Sergio Tinen e Mitsuru Kaihatsu – associados e voluntários que, “ao nosso lado, se dedicaram de maneira incansável e solidários para a realização desse 21º Encontro”.
Ele frisou que, “mais do que uma data a ser comemorada”, o Centenário do Bairro Aliança deve ser também motivo para refletir “sobre os 100 anos que se passaram e, sobretudo, os próximos que virão”.
“Quando, em 1923, Dr. Shuhei Uetsuka chegou aqui neste bairro para abrir o 2º Núcleo Colonial Shuhei Uetsuka, vários colonos o acompanharam em busca de um novo sol nascente, mas com muitas dúvidas e incertezas. Cem anos depois, é possível olhar para trás e perceber que, apesar do sofrimento e das dificuldades enfrentados, a superação prevaleceu e com muita luta e suor, construíram seu patrimônio, e principalmente, dignidade, honestidade e respeito”, destacou Paulinho, que citou como exemplo a geração acima de 80 anos e que, não por acaso, foi merecidamente homenageada.
Moção de Aplausos – Por fim, disse que o encontro tem como objetivo principal, “não só comemorar o Centenário, que é importantíssimo também, mas principalmente, dar oportunidade a todos de voltarem ao lugar onde fizeram parte, mesmo que tenho sido por pouco tempo, mas deixando sua marca para que a Aliança hoje comemore os 100 anos”.
“Muitas histórias, muitas lembranças, vão se passar no dia de hoje. E é isso que deixa orgulhosos: saber que o objetivo foi alcançado”, concluiu o presidente”.
Na oportunidade, a Câmara Municipal de Guaimbê homenageou a associação com a entrega de uma Moção de Aplausos.
Para marcar o Centenário do bairro, houve o descerramento da placa feita pelos prefeito de Getulina Toninho Maia e pela prefeita de Guaimbê, Márcia.
(Aldo Shiguti)