GeralPolítica

Alesp recebe I Fórum de Bibliotecas Escolares pela Construção de Políticas para a Formação Cidadã

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite da última sexta-feira (1), o Fórum de Bibliotecas Escolares pela Construção de Políticas Públicas para a Formação Cidadã. O evento foi solicitado por Carlos Giannazi (Psol), e contou com a participação de professores, escritores e bibliotecários, que expuseram a atual situação das bibliotecas escolares do Estado.

Segundo o deputado Rui Alves (Republicanos), as bibliotecas levam as pessoas ao saber e são essenciais para todas as sociedades. “Nunca é demais buscar melhorias e soluções que levem a educação para os nossos estudantes. Por isso, é excelente receber, aqui na Alesp, especialistas e pessoas que vivenciam as bibliotecas escolares todos os dias”, destacou.

O Fórum faz parte da campanha “Sou Biblioteca Escolar”, criada na Bienal do Livro de São Paulo em 2022 com o objetivo de divulgar a Lei Federal de Universalização das Bibliotecas Escolares, a Lei 12.244/2010. Com apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB 8), o projeto visa dialogar com órgãos públicos, nas esferas municipal, estadual e federal, na busca por melhorias nas condições das bibliotecas escolares.

Situação das Bibliotecas

De acordo com um levantamento feito pelo CRB-8 em 583 escolas do Estado de São Paulo, apenas 7% tinham uma biblioteca com os materiais completos e um bibliotecário formado. Para a presidente do Conselho, Ana Claudia Martins, o problema é uma questão de vontade política e não pode ser transferido para a população, que deveria encontrar as melhores condições, independentemente da biblioteca. “O que precisamos é de vontade política para cumprir a lei e investir, de fato, nas bibliotecas. Por meio do incentivo à educação, outros aspectos da sociedade seriam aprimorados naturalmente, como a diminuição da criminalidade”, disse.

De acordo com a integrante da Associação Brasileira de Escritores de Livros Educativos (Abrale) Cibele Lopresti Costa, o trabalho de professores e escritores está intimamente ligado às bibliotecas, por isso o cuidado com elas é tão importante. “Existem diversas medidas governamentais a respeito dos livros, mas, na prática, há muita falta de vontade. Precisamos de ações que garantam, de fato, que o material chegue com qualidade nas escolas, para a formação de novos leitores com a qualidade que o professor deseja”, declarou.

FONTE: ALESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *