Hiroshi Shimuta é homenageado em Sessão Solene na Alesp
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (4), no Plenário Juscelino Kubitscheck, uma sessão solene para homenagear o Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (Conscre). A homenagem foi proposta pelo deputado Delegado Olim, com o objetivo de enaltecer a atuação da entidade, que está em atividade há 22 anos.
Na oportunidade, as comunidades ligadas ao Conscre foram homenageadas, por meio de seus representantes, com o recebimento de uma placa de agradecimento, pelos relevantes trabalhos comunitários desenvolvidos em território paulista. Foram homenageadas as seguintes personalidades e instituições: Sociedade Beneficente Alemã; Associação Beneficente ‘A Mão Branca’ de Amparo aos Idosos; Kenarik Boujikian; professora Aspasia Papazanakis; missionário Gianfranco Mellino; Hiroshi Shimuta; professora Fany Cogan Barocas; Jamal Suleiman; padre Irmano Borsatto e Renaton Afonso Gonçalves.
Da comunidade nipônica, estiveram presentes o cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hiroyuki Ide; o presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Jorge Yamashita; o presidente do Conselho Deliberativo do Nippon Country Club, Valter Sassaki; o presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, Sergio Oda e o presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Toshio Ichikawa.
De acordo com o proponente e presidente da sessão, o ato foi justificado pelo histórico de atividades do conselho, que vem contribuindo para unir e fortalecer comunidades originárias de outros países que vivem no Brasil.
“Este importante Conselho de Comunidades foi formalmente instalado nesta Casa em 2001 e sua principal função é a integração das comunidades estrangeiras do nosso Estado. Hoje, contamos com o apoio de mais de 20 comunidades estrangeiras e o trabalho do Conselho é preservar, desenvolver e integrar as comunidades com o apoio de todas as camadas sociais, políticas ou econômicas”, disse Olim, acrescentando que “o Conscre contribuiu ativamente para que a nossa formação multicultural tenha uma convivência pacífica e de respeito a todos, às origens, religiões e raças”.
União – “Essa união de povos tão distintos em suas origens resulta em uma experiência única de troca de conhecimento capaz de trazer harmonia, amparo e força para enfrentar as dificuldades de viver num país estrangeiro. É a famosa e verdadeira frase que tanto repetimos: ‘juntos somos mais fortes’, mas vou adiante e afirmo, com toda segurança, conhecer, conviver e respeitar os diferentes costumes de cada país, enriquece a todos”, destacou o deputado, explicando que o Conscre “trabalha para valorizar e difundir as culturas numa enorme contribuição para a paz e a harmonia entre os povos”.
Primeira vice-presidente do Conscre, Marina Tikasawa agradeceu a presença do público, que lotou o Plenário Juscelino Kubitscheck, e ao Estado de São Paulo, “que acolheu todos os povos”.
Gabriel Sayegh, atual presidente do Conscre, ressaltou que “continuamos contribuindo para o engrandecimento de nossa pátria de forma harmoniosa, nos solidarizando sempre em meio a muita paz com todos estes agora novos brasileiros com quem convivemos”. “Esse, acredito ser o espírito daquilo que hoje aqui exaltamos, um país maravilhoso onde todos, de forma fraterna se respeitam, evitando importar conflitos, compartilhando ricos momentos e remontam as nossas diversas origens, confirmando a certeza daqueles que nos precederam”.
Mesma identidade – Acompanhado pela sua esposa, Suma, o homenageado pela comunidade japonesa, empresário Hiroshi Shimuta, lembrou as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes das várias nacionalidades que compõem o país e afirmou que “todos nós aqui presentes temos exatamente a mesma identidade, claro, de países diferentes, culturas diferentes”, mas com as mesmas histórias de luta e sonhos.
Ele destacou ainda que o Brasil é formado por várias raças e que “juntos faremos deste país uma das maiores nações do mundo”.
Ao jornal Nippon Já, Hiroshi Shimuta agradeceu a homenagem e disse que “hoje eu sou um cidadão de mais de 80 anos, tenho trabalhado muito para a comunidade e tenho a impressão que deve ser por isso que a comunidade acabou indicando o meu nome para essa tão magnífica festa”.
Após a cerimônia, os grupos homenageados realizaram apresentações artísticas e culturais características de suas origens. Cada comunidade apresentou, também, comidas típicas de sua cultura.
(Aldo Shiguti)