Vem aí o 1º Festival de Cultura Geek na Liberdade. Com atividades gratuitas
Atenção fãs de cosplays, animes, tokusatsu, j-pop, games e cia. Vem aí o 1º Festival de Cultura Geek na Liberdade. Uma realização da Associação Brasil Nippo, o evento, que acontece no dia 17 de setembro, a partir das 10 horas, na Praça da Liberdade-Japão – um dos principais cartões postais de São Paulo – promete ser uma experiência única para os admiradores da cultura pop. E o que é melhor, totalmente gratuito.
Para o vereador Aurélio Nomura, autor da Lei nº 17.672, de 6 de outubro de 2021, que incluiu no Calendário Oficial do Município de São Paulo o “Dia de Cultura Geek”, a ser comemorado todos os anos no dia 25 de maio – conhecido como “Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia da Toalha” – uma homenagem ao autor da série O Guia dos Mochileiros das Galáxias, Douglas Adams, que morreu em 11 de maio de 2001 – a ideia é tornar o Festival um evento fixo na capital paulista.
“O objetivo é fazer um acontecimento anual ligado à cultura pop totalmente gratuito, permitindo que crianças e jovens possam ter acesso a essa experiência através de workshops, atividades diversas e muitas atrações. Para isso contamos com apoio de várias entidades e associações parceiras”, explica o vereador Aurélio Nomura, que também destinou emenda parlamentar para a realização deste festival.
Crescimento – Segundo ele, esse segmento da cultura pop vem crescendo não só no Brasil, mas no mundo de uma maneira geral. “E algo que surpreende é que atinge diversas faixas etárias, incluindo universitários. Ou seja, é um mercado que pode crescer, gerando emprego e renda para a cidade através de uma série de atrativos e a um custo bem mais acessível”, destaca o vereador, explicando que, até então, os eventos que existem são fechados e geralmente exigem um bom poder aquisitivo do público.
“Realizando em local aberto, de fácil acesso, como a Praça da Liberdade, reduto das comunidades asiáticas no Brasil, e que já recebe grandes eventos como o Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas, Toyo Matsuri (Festival Oriental), Hana Matsuri (Festa das Flores) e o Moti Tsuki Matsuri (Festival do Bolinho da Prosperidade), além da Celebração do Ano Novo Chinês, o Festival de Cultura Geek alcançará um público bem maior e dará oportunidade para que mais pessoas possam conheçam essa atividade”, conta Nomura, que destaca ainda o caráter solidário do Festival.
O público pode participar doando um quilo de alimento não perecível que serão entregues à duas entidades assistenciais – a ASCCI (Associação Solidária contra o Câncer Infantil) e a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono.
Este ano, por ser a primeira edição, o Festival será realizado em um único dia. A partir de 2024, no entanto, a proposta é realizá-lo em dois dias. E no primeiro semestre, em uma data mais próxima ao Dia de Cultura Geek.
Atrações – O evento, no entanto, já começa grande e com prenúncio de se tornar uma referência no segmento. O público poderá vivenciar o que há de melhor na cultura pop, com as principais atrações do segmento. Já estão confirmadas atrações de primeiro quilate como os dubladores Dláigelles Silva (de “Attack on Titan”, “Demon Slayer”, “Pantera Negra” e “My Hero Academia”); Daniel Figueira (“Demon Slayer”, “Thomas e seus Amigos”, Sweet Home” e “Dragon Ball Kai”); Francisco Júnior (“One Piece”, “Demon Slayer”, “Jojo’s Bizarre Adventure” e “Aquman”) e Leandro Loureiro (“Pokémon 6”, “My Little Pony”, “Power Rangers: Dino Fury” e “Beyblade Burst”), além de shows com Anísio Mello Júnior (cantgor oficial de Dragon Ball e Dragon Ball Z), Sonia Santelmo (cantora oficial de InuYasha e Shaman King) e Fernando Janson (cantor oficial de Pokémon, Shaman King, Yu-Gi-Oh e Shin Chan – O Garoto Animal).
Sabres de luz – Com apresentação de Kendi Yamai e Ayu Bacos, o evento traz ainda nomes como Akemi Matsuda (Embaixadora Kawaii no Brasil) e Yoo Na Kim (Embaixadora da Pucca & Garu no Brasil). O público também poderá conferir a performance do grupo paulistano Chemical Dance, que venceu o 1º Concurso de Anime Song Dance do Brasil, organizado pela Fundação Japão em São Paulo (FJSP), em março deste ano, no Espaço Cultural do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).
Destaque também para a apresentação de coreografias de sabres de luz com o grupo Blades Saber Club Brasil e a presença do cantor Tuuh, ganhador do prêmio de Melhor Produção Musical Geek 2022.
Jaspion – A programação do 1º Festival de Cultura Geek Liberdade apresneta ainda um bate-papo com o empresário Toshiro Egashira, que trouxe para o Brasil a série Jaspion, e o Akiba Cosplay – concurso de cosplay comandado por Kendi Yamai que selecionará um representante para a grande final que acontece no palco do Festival do Japão do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil -, considerado o maior evento de cultura japonesa do mundo fora do Japão.
Workshops – O público também participar de wokshops e torneios de games e robôs em espaços que serão montados na sede da Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade – e na estação Liberdade do Metrô – outros dois parceiros do evento, além da Abrademi, Sato Company, Fundação Japão, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rotary – Distrito 4220, Sabesp, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo, Subprefeitura da Sé.
(Aldo Shiguti)
1º Festival de Cultura Geek Liberdade
Quando: Dia 17 de setembro, a partir das 10h
Onde: Praça da Liberdade-Japão
Entrada franca