Saúde

Santa Casa de Marília promove capacitação para auditores internos do Sistema de Gestão da Qualidade

A Santa Casa de Marília promoveu capacitação para auditores internos do Sistema de Gestão da Qualidade neste dia 15 de setembro, no salão de reuniões da instituição.

“Tenho um apreço muito grande pela Santa Casa de Marília, instituição muito importante para a assistência em saúde regional e que faz parte da minha carreira profissional. Estamos discutindo conceitos sobre auditorias de sistema da qualidade e montando um grupo de auditores internos, passando a eles informações sobre postura, como atuar num processo de auditoria interna e lembrando todos eles o quão importante é esta tarefa. Além disso, passamos a eles que, a partir deste momento, todos se tornam um braço da alta administração, no sentido de ajudá-los a fazer as correções necessárias nos processos que acontecem dentro do hospital. É um momento prazeroso e de muita alegria”, ressaltou o consultor na área de saúde, Fernando Rinaldo, convidado pela Santa Casa de Marília para ministrar o treinamento de capacitação para auditores internos do Sistema de Gestão da Qualidade.

O consultor na área de saúde, Fernando Rinaldo

A coordenadora da Qualidade e Segurança do Paciente da Santa Casa de Marília, Flávia Lima, lembrou da importância da formação dos colaboradores, além das lideranças, neste processo de auditoria interna. “Participamos do processo de acreditação hospitalar dentro da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e é preciso que os nossos profissionais entendam como funciona esta avaliação. Neste momento, é fundamental que eles estejam capacitados a fazerem as auditorias internas e possam estar engajados dentro do nosso planejamento”, disse ela.

Pontos importantes de qualidade de gestão foram passados dentro de um processo de auditoria e itens que devem ser avaliados como eficiência, gastos racionais, segurança, efetividade e cuidado centrado no paciente.

Além disso, aspectos ligados à Gestão Organizacional também foram abordados como, entre eles: Liderança, Gestão da Qualidade e Seguranças, Prevenção, Controle de Infecções e Biossegurança, Gestão Administrativa e Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Suprimentos e Logística, Gestão de Tecnologia e Segurança da Informação, Gestão de Acesso ao Cuidado, Gestão da Segurança Institucional e Gestão da Comunicação.

A necessidade de um trabalho integrado, seguindo processos bem definidos que possam otimizar o funcionamento satisfatório do hospital e consequentemente proporcionar um atendimento de qualidade ao paciente, foram questões importantes discutidas durante o treinamento. 

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