Saúde

‘CAMINHADA PELA VIDA’: Ciht da Santa Casa de Marília mobiliza população em prol da doação de órgãos

Fazendo parte das ações do Setembro Verde, a Ciht (Comissão Intra-Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Marília mobiliza a população em prol da doação de órgãos com a “Caminhada pela Vida”, que acontece neste dia 23 de setembro, às 9h na avenida das Esmeraldas.

A saída será defronte à Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) seguindo até a Drogaria Nissei e retornando ao ponto de partida, onde serão oferecidos água e frutas, através de apoio da indústria Jacto.

“Convocamos a todos para comparecerem na ‘Caminhada pela Vida’ com camisetas na cor verde para chamar a atenção sobre a importância da doação de órgãos e das pessoas informarem seus familiares de que são doadoras. Cada doador pode salvar até oito vidas”, enfatizou a enfermeira coordenadora da Ciht da Santa Casa de Marília, Marisa Stradioto.

Palestras, rodas de conversa e ações internas com a comunidade estão sendo desenvolvidas pela Ciht neste mês de setembro.

Os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” estão iluminados na cor verde neste mês de setembro, bem como outros prédios que aderiram à campanha na cidade, como é o caso do Marília Shopping.

Na abertura da campanha, dia 4 de setembro, no salão de reuniões da instituição, a primeira transplantada de rim na Santa Casa de Marília, Teresinha Viscardi (há 40 anos) e o primeiro transplantado de fígado no hospital mariliense Sidnei Fernandes (há seis meses), deram depoimentos sobre a experiência deles e emocionaram a todos.

Os médicos Ruy Okaji e Luiz Henrique Stéfano também destacaram pontos importantes referentes à doação de órgãos e transplantes.

Este ano o tema ficou ainda mais em evidência depois do transplante de coração realizado pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão. A exposição de mídia foi fundamental para mostrar como funciona todo o processo, incluindo fila de espera e critérios adotados.

Santa Casa de Marília

A Santa Casa de Marília realiza importante trabalho na captação de doadores. A Ciht do hospital mariliense conta com equipe multiprofissional capacitada para procedimentos de retirada de órgãos, seguindo a Central de Transplantes coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde.

O hospital é um dos mais tradicionais centros de transplantes renais do interior de São Paulo, sendo que o primeiro procedimento do gênero já foi realizado há mais de 40 anos. Neste ano, a Santa Casa de Marília iniciou os transplantes de fígado, após processo de três anos para o credenciamento junto ao Ministério da Saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *