Atletas da AMEI/UNIMAR disputam as Paralimpíadas Universitárias em São Paulo.
Nesta quinta-feira,5, começa em São Paulo a fase nacional das Paralimpíadas Universitárias, no centro de treinamento paralímpico brasileiro.
A competição é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU e do Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).
As Paralimpíadas Universitárias têm por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
A UNIMAR será umas das instituições do nosso país a marcar presença na competição com equipes de atletismo e natação. Juliano Alves (psicologia), Jenifer Azevedo(psicologia), Helen Alves (Educação Física), Wallace Gimenez (Educação Física), Gustavo Dias (Educação Física) e João Jacob (Educação Física) representarão a instituição no atletismo.
Já a equipe de natação é composta por Nathaly Santos (Educação Física), Ramon Dantas (Educação Física) e Miguel Horácio (Educação Física). A comissão técnica é formada por Júlia Durigan (chefe de delegação) e Leonardo Lotério (auxiliar e estudante de Educação Física). Dos 9 atletas da UNIMAR na competição, 7 são da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (AMEI), os dois únicos atletas que não são da AMEI, João e Miguel fazem a modalidade de estudo em EAD e não residem em Marília.
Ao todo foram inscritos 251 atletas de 18 estados e do Distrito Federal (AL, AP, BA, CE, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP). O evento irá reunir duas competições simultâneas: as Paralimpíadas Universitárias, com 200 atletas e as Paralimpíadas Militares, que reunirão 51 participantes e têm como foco agentes das forças de segurança, a fim de identificar e desenvolver talentos.
A aluna de psicologia da UNIMAR Jenifer de Azevedo, recordista brasileira no lançamento de dardo F12, que na terça-feira (03) foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago que ocorrerão em novembro, no Chile, utilizará as Paralimpíadas Universitárias como preparação para sua primeira competição internacional.
A coordenadora do curso de Educação Física e chefe da delegação, Júlia Durigan, falou da expectativa da competição. “Estamos muito animados, no primeiro semestre disputamos a fase regional e agora voltamos para a fase nacional. O nível da competição é altíssimo, teremos atletas que daqui uns dias estarão nos Jogos Parapan-Americanos como a nossa aluna Jenifer, atletas da seleção brasileira como Yeltsin Jacques, Wanna Brito, Edenilson Floriani todos esses medalhistas no mundial de atletismo de Paris e tantos outros atletas. Agradeço a UNIMAR pelo total apoio para nossa participação e parabenizo os atletas por tamanha dedicação no dia a dia. Rotina de treino e estudos não é fácil, eles sabem o tamanho da responsabilidade de representar a UNIMAR e tenho certeza de que farão bonito.”