Janela Para o JapãoNotícias

Japão registra superávit em conta corrente pelo 7º mês consecutivo em agosto

O Japão registrou um superávit em conta corrente pelo sétimo mês consecutivo em agosto. As importações de energia mais baratas ajudaram a reduzir o déficit comercial.

O Ministério das Finanças diz que o superávit foi superior a 2,2 trilhões de ienes, ou cerca de 15 bilhões de dólares. A conta corrente é um indicador do comércio e investimentos do Japão com o resto do mundo.

Houve uma queda no custo dos recursos energéticos importados, como petróleo bruto e gás natural liquefeito, levando a uma diminuição no valor geral das importações do Japão. Isso elevou o déficit comercial para 5 bilhões de dólares – um recuo superior a 11 bilhões de dólares em relação ao mesmo período do ano passado.

Por outro lado, o superávit de renda primária chegou a cerca de 24 bilhões de dólares. Esse valor inclui dividendos e receitas de juros que as empresas japonesas recebem de suas subsidiárias no exterior.

O balanço de viagens foi de cerca de 1,7 bilhão de dólares e ficou no azul graças ao aumento no número de turistas estrangeiros que visitam o Japão. Esse é o maior superávit para o mês de agosto desde 1996, quando dados comparativos foram disponibilizados pela primeira vez.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *