Projeto do vereador Dr Nechar que institui plano de inteligência emocional na prevenção ao suicídio nas escolas vem ganhando destaque em Marília e região
Proposta foi protocolada na secretaria legislativa segunda-feira, dia 9 de outubro, e desde então vem tendo repercussão positiva
Projeto de Lei de autoria do vereador Sergio Antonio Nechar, o Dr Nechar (PSB), protocolado na secretaria legislativa da Câmara Municipal de Marília segunda-feira, dia 9 de outubro, vem ganhando repercussão positiva na cidade e também em vários municípios da região. “Estamos propondo uma forma de amparar os nossos estudantes, conferindo instrumentos para um verdadeiro plano de inteligência emocional, pois pensamos que desta forma poderemos fortalecê-los no enfrentamento de problemas de saúde, como a depressão e o suicídio”, afrimou o vereador.
Pela matéria legislativa de autoria do ex-deputado federal por Marília, além das matérias e disciplinas curriculares convencionais e dos essenciais momentos de lazer, os estudantes da rede educacional de Marília passariam a ter acolhimento e atendimento à saúde mental. “Isso é o que chamamos de um programa de inteligência emocional, ajudando a aprimorar ações de enfrentamento ao bullying, por exemplo, e a outros tipos de violência que vêm interferindo no processo de aprendizagem de nossos estudantes”, explicou Dr Nechar, que no ano passado desempenhou a função de secretário municipal da Saúde de Marília.
A proposta visa impulsionar, através de Lei Ordinária, ações preventivas aos conflitos, redução dos níveis de ansiedade, níveis de estresse e auxiliar no combate à evasão escolar. “O Projeto de Lei visa fomentar a empatia, a compaixão e a solidariedade, tanto nas escolas e na rede municipal de ensino, como em todos os demais ambientes sociais”, disse. O vereador Dr Nechar acredita que a matéria legislativa, uma vez colocada em votação, deverá receber amplo apoio dos nobres colegas. “O plano de inteligência emocional seria uma forma eficaz para a redução dos suicídios, que, lamentavelmente, ocorrem frequentemente em Marília. É muito triste ver tudo isso acontecendo e nós, enquanto Poder Legislativo e Poder Público, temos o dever e o compromisso de criar alternativas para o enfrentamento e a prevenção”, concluiu Dr Nechar.