China não teria importado produtos marinhos do Japão em setembro
Dados divulgados por autoridades alfandegárias da China indicam que, em setembro, o país não importou nenhum produto marinho do Japão.
Em 24 de agosto, a China suspendeu as importações de peixes e frutos do mar do Japão em resposta ao despejo, no Oceano Pacífico, de água tratada e diluída da acidentada usina nuclear Fukushima 1.
A Agência Internacional de Energia Atômica afirma que a operação de descarga da água tratada e diluída, no mar, está em conformidade com normas internacionais de segurança.
Os dados alfandegários divulgados quarta-feira pela China não mostram números de importações de produtos marinhos japoneses em setembro. As importações em agosto já haviam caído cerca de 67% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Em 2022, segundo o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, as exportações de produtos marinhos do país para a China foram as maiores por nação ou região, tendo totalizado 87,1 bilhões de ienes — o equivalente a 580 milhões de dólares.
Há preocupações com o impacto da medida tomada pela China sobre trabalhadores do setor pesqueiro do Japão.
Na segunda-feira, as autoridades sanitárias da Rússia anunciaram que o país se unia à China na imposição de restrições à importação de produtos marinhos japoneses. O governo do Japão vem pedindo às duas nações que suspendam as restrições.
FONTE: NHK PORTUGUÊS