AMEI tem filiação ao CBCP deferida
Após a renovação da Certificação 18/18 A do Ministério do Esporte, a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos – AMEI obteve mais um grande êxito no campo administrativo, a filiação plena ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP).
Criado em 27 de julho de 2020, o CBCP tem como finalidade, aprimorar, planejar e promover ações relacionadas ao desenvolvimento de atividades desportivas, realizadas por clubes, associações, institutos e entidades de natureza paradesportiva ou paralímpica, que desenvolvem a prática de esportes para pessoas com deficiência de rendimento e a formação de atletas com deficiência, dentro do subsistema específico do Sistema Nacional do Desporto (SND).
Existem duas formas de filiação junto ao CBCP. Filiadas Reconhecidas que são entidades que atuam com o esporte paralímpico, mas não possuem a certificação 18/18 A e as Filiadas Plenas, que são entidades que além de atuar com o esporte paralímpico possuem a certificação 18/18 A o que permite, em alguns casos, serem beneficiadas com descentralização de recursos do CBCP.
Em agosto deste ano o gestor da AMEI Levi Carrion e o Treinador de Natação Lucas Parolisi participaram de um Workshop realizado pelo CBCP na cidade de São José do Rio Preto, onde conheceram mais afundo o trabalho por eles realizado e que despertou o interesse na filiação.
Lucas Parolisi comemorou a filiação “Durante o evento em S. J. Rio Preto eu e o Levi conversamos muito sobre o CBCP, ficamos muito felizes com o que vimos, pois, o objetivo deles se casa perfeitamente com o nosso. Além de promover o esporte para pessoas com deficiência, ambos querem promover a valorização dessas pessoas através do esporte, independente se no futuro se tornarão medalhistas em mundiais, esse não deve ser o objetivo principal do trabalho e sim a consequência e é uma receita que dá muito certo, aqui na AMEI fazemos isso desde nossa fundação em 2003 e os resultados obtidos nas esferas esportivas e sociais comprovam isso.”
Para Levi Carrion, a filiação ao CBCP estabelece um novo marco na história da AMEI. “Com certeza esse é um grande momento na nossa história, concretizar a filiação plena junto ao CBCP é motivo de muito orgulho. No evento de São José do Rio Preto pude conversar com o Sr. João Batista Silva, presidente do Comitê e com a Laura Beleza, analista técnica, conhecemos melhor o trabalho deles e eles o nosso. O próximo passo foi dar início a filiação e juntar toda documentação necessária. Na quarta-feira (18) saiu o deferimento e estamos honrados em fazer parte desse grupo, ainda mais como filiadas plenas, quem ganha com isso são os nossos alunos e atletas, é por eles que lutamos todos os dias e a chegada do CBCP será um reforço enorme, o futuro é muito animador.”