Esportes

Atletas do Time Brasil usufruem de estrutura montada pelo COB nas seis sub-sedes do Pan

Os Jogos Pan-americanos acontecem em Santiago, capital do Chile, mas também terão competições espalhadas por outras seis localidade espalhadas pelo país. E os atletas do Time Brasil já chegaram nestas bases para os últimos treinos antes da estreia. 

E, para manter o alto nível de atendimento aos atletas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) montou uma operação específica para cada uma destas sub-sedes. O objetivo é oferecer as melhores condições, com serviços de performance esportiva, da mesma forma como é feito dentro da Vila Pan-americana. Assim como na Vila, os treinos nas sub-sedes já começaram e o Time Brasil segue em ritmo forte para estrear com tudo na competição continental. 

A base mais distante é a de San Pedro de la Paz, a quase 600 km da capital do Chile, onde só se chega por avião. Uma equipe de 18 atletas do remo já está por lá e posteriormente, chegará o time de canoagem velocidade.   

“A estrutura montada pelo COB aqui em San Pedro superou minhas expectativas. Os atletas de remo do Brasil estão sendo muito bem acolhidos. Contamos com uma equipe de profissionais super proativa à nossa disposição dentro do hotel e na raia de competição. Também temos acesso a equipamentos de recuperação e não poderia deixar de comentar sobre a decoração perfeita do Time Brasil, que faz toda diferença e nos faz sentir orgulho de fazer parte desta equipe”, elogiou Maria Clara Lewenkopf, atleta de remo. 

Los Andes é a base da canoagem slalom. Em Quillota, as equipes de hipismo adestramento, CCE e saltos competirão. Pichilemu receberá o surfe, na praia de Punta de Lobos. Viña del Mar terá três modalidades, sendo duas coletivas, o futebol e o handebol, o que exige uma logística especial, além do triatlo. Já a vela terá como sede a cidade de Algarrobo. Lá o COB e a confederação montaram um container para suporte de barcos e atletas. 

Em cada uma das bases, o COB junto com as respectivas confederações das modalidades, identificou os serviços específicos que seriam necessários, como área médica, fisioterapia, massoterapia, força e condicionamento, entre outras. Além disso, em todas elas existe a identidade visual do Time Brasil, elaborada pela área de marketing do COB. A entidade também alocou uma equipe de gestores específicos para liderarem as operações nestes locais. 

“É um desafio muito grande oferecer esse apoio de alto nível aos nossos atletas por todo o país. O COB não está só em Santiago, está no Chile inteiro. Estamos falando da contratação de uma série de hotéis para suprir a necessidade de acomodação da nossa delegação e equipes de apoio”, afirmou Joyce Ardies, gerente de Jogos e Operações Internacional do COB. Ao todo, são 21 hotéis utilizados pelo Brasil nas seis sub-sedes. 

Chefe da equipe brasileira de vela, Claudio Biekarck lembra que existe uma complexa engrenagem para assegurar que todos os materiais cheguem aos atletas com a qualidade necessária para o evento. As competições da modalidade acontecerão entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro. 

“A logística no caso da Vela é bastante desafiadora por envolver material que está na nossa base na Europa e material que está no Brasil. Estamos com 1 container vindo da Europa e 1 container e 1 carreta vindos do Brasil, trazendo barcos, botes e equipamentos. Essa operação ficou a cargo do COB com o auxílio da CBVela no carregamento e descarregamento do material”, explica Biekarck, que é ex-atleta e tem no currículo 10 medalhas em Jogos Pan-americanos.

FONTE: COB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *