Nascimento declara apoio aos auxiliares de Desenvolvimento Escolar
O vereador Eduardo Nascimento (PSDB), por meio do requerimento 2245/2021, protocolou uma moção de apoio aos auxiliares de Desenvolvimento Escolar do município, que há 26 anos estão na mesma referência salarial e possuem acúmulo de funções nas escolas. A matéria é apreciada, nesta segunda-feira (22), durante sessão ordinária.
O edil explica que a moção foi uma solicitação da categoria, pois na escola este trabalhador desenvolve diversas atividades, além da sua atribuição do cargo, como exemplo: serviço de cozinha, pintura, pedreiro e diversas manutenções; o que é injusto e insalubre para estes servidores municipais.
“O auxiliar de Desenvolvimento Escolar é fundamental para o funcionamento da escola e esses trabalhadores merecem respeito por parte do Poder Público. Estes profissionais trabalham na base de manutenção das escolas, sendo fundamentais para o bom andamento das aulas e segurança de crianças. E zelam pelo maior bem do cidadão, que são seus filhos. Precisam de reconhecimento e valorização”, destacou Nascimento.
O servidor público municipal Diego Vitor de Castro Santos comentou que estes trabalhadores acumulam excesso de atividades, têm baixa remuneração e sofrem com a falta de valorização profissional, além de não possuírem treinamento especifico para o exercício da função.
“O pedido de moção foi devido à falta de valorização desses profissionais por parte da prefeitura. Sendo que não há treinamento na integração desses profissionais nas escolas, ou seja, os filhos dos usuários do serviço público estão na mão desses servidores sem treinamento por parte do Executivo. Sem contar que esses profissionais sofrem com acúmulo de função e com a sua referência salarial congelada há 26 anos”, explicou Diego.
Nascimento declarou apoio à categoria que reivindica valorização, reajuste de referência salarial e treinamento por parte do município. “Precisamos garantir condições de trabalho para estes servidores, os quais são importantes para o desenvolvimento pedagógico das nossas crianças. Além de que a valorização destes é sinônimo de defesa da educação pública de qualidade para todos”, finalizou o vereador.