Dr Nechar presta homenagem ao professor Carlos Toloi na sessão solene da Câmara
O vereador e ex-deputado federal Sérgio Antonio Nechar, o Dr Nechar (PSB), prestou justa homenagem ao professor Carlos Roberto Martins Toloi durante a sessão solene realizada sexta-feira, dia 27 de outubro, na Câmara Municipal de Marília. Toloi, que há décadas é professor de História e de outras disciplinas na área de Ciências Humanas. “O Professor Toloi é um educador muito admirado e querido pelos seus estudantes, muitos dos quais hoje são pessoas de destaque tanto na sociedade de Marília, quanto de outras grandes cidades do Brasil”, ressaltou o vereador. Dr Nechar entregou ao professor Toloi o diploma de honra ao mérito durante a cerimônia de sexta-feira. A solenidade pode ser conferida no canal da TV Câmara no YouTube e no Facebook.
Nascido em Pompéia, no distrito de Paulópolis, em 10 de Abril de 1954, filho de Izabel Martins Tolloy e Luiggi Tolloy, Carlos Martins Toloi residiu em Paulópolis, Oriente e Marília. Desde 1969 vive na Vila São Miguel. Solteiro, não possui filhos. Licenciado em Ciências Sociais, Estudos Sociais e Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília (atual Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’) e em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), campus de Jacarezinho (PR). Toloi recordou que, na universidade, um professor universitário que veio do Chile lhe transferiu uma mensagem significativa de consciência social. Como a Unesp é uma faculdade pública, custeada pelos recursos do Estado, este professor chileno lembrava a turma que, em algum momento da vida, os cientistas sociais formados por aquela instituição deveriam retribuir ao povo paulista a oportunidade de concluir o Ensino Superior, algo raro à época.
No período de estudos trabalhou como comerciário, trabalhando numa lojas de tecidos e confecções de Marília. Iniciou a carreira profissional de professor no Colégio Objetivo, de Marília, em 1978, onde se manteve até o ano de 1988. Também lecionou em Londrina, Maringá, Araçatuba, Pompeia, entre outras. Em 1980, assumiu algumas aulas na escola pública da Usina Paredão, em Oriente, no período noturno. Em 1984, aprovado em concurso público da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, assumiu o cargo de professor efetivo de História na escola ‘Cultura e Liberdade’, em Pompeia, onde permaneceu até 1988, quando foi removido para a Escola Baltazar De Godoy Moreira, na sua Vila São Miguel, em Marília. Ali permaneceu até o ano de 2012, quando após 32 Anos de serviço público resolveu se aposentar. Atualmente é professor da rede particular de ensino em Marília.